O dinheiro não desaparece do dia para a noite, ele apenas migra para onde as melhores oportunidades estão. É isso que a palestra Como vender mais em tempos de crise, a primeira do ciclo KAKOI learning que acontece em Curitiba com temas pontuais para o cotidiano das empresas, pretende apresentar para empresários, profissionais liberais/autônomos, gestores de equipes comerciais, vendedores com perfil de liderança e representantes comerciais, mas serve para qualquer profissional que busque uma nova visão sobre a atual situação das empresas.
Setores que estão ganhando força: qual é o segredo?
Alguns setores mostraram recuperação quando todos ignoraram os sinais, como o setor energético. “Este setor perdeu dinheiro nos últimos dois anos e agora está altamente aquecido, ganhando dinheiro. A cadeia de fornecimento de energia livre e eólica, que por força de lei vai obrigar o setor a crescer quatro a cinco vezes em 10 anos, é outro setor que está em franca expansão. Estes são apenas alguns dos sinais que executivos e empresários tem a obrigação de saber ler” afirma Francisco Tramujas, palestrante convidado.
Alguns setores que estão ganhando dinheiro
– Exportadores;
– Indústria alimentícia;
– Setor de calçados (exportadores);
– Vestuário;
– Financeiro;
– Farmacêutico e
– Papel e celulose
Francisco entende que a grande lição é estar preparado e ler de forma clara as viradas que o mercado está dando.
Política interferindo
Que a crise está diretamente ligada ao cenário político isso é fato, porém Francisco conta que o empresário ou executivo que precisar de auxílio político no Brasil está morto. “Esta é uma variável que ele não tem o domínio, e sendo muito franco, nunca vi uma estratégia clara na gestão do Brasil que não seja para facilitar a vida de pequenos grupos. Costumo dizer que o empresário brasileiro deve trabalhar com afinco apesar dos políticos, sem esperar nada de positivo em contra partida”.
Motivar é questão de gestão
Ainda dá para motivar equipes de vendas vencedoras nestes dias? Sim, é possível na visão de Francisco, mas com alguns ajustes nos modelos de gestão. “A experiência nos mostra que a falta de motivação está atrelada diretamente com a falta de gestão e do direcionamento correto do líder com a sua equipe. O gestor comercial antigo cobrava metas, a base do chicote, o líder correto orienta os caminhos, prepara a equipe, apresenta mercados e ajusta discurso para que a sua equipe alcance os resultados necessários”.
Pontos abordados na palestra Como vender mais em tempos de crise
– Conhecimentos, Habilidades e Atitudes do vendedor campeão
– Como transformar características em benefícios para o cliente
– 5 motivos pelo qual uma pessoa compra qualquer coisa
– Como seduzir cada perfil de cliente
– Como blindar o meu produto ou serviço da concorrência
– Como montar um material de treinamento de vendas
Clique Aqui para saber mais sobre a primeira palestra da KAKOI Learning: Como vender mais em tempos de crise
Sobre Francisco Tramujas
Francisco Tramujas é gestor de marketing com mais de 15 anos de experiência, tendo atuado em Gestão de marketing e vendas das seguintes empresas: JValério (associada no PR e RO da Fundação Dom Cabral, melhor escola de negócios do Brasil), multinacional inglesa ADVFN (mercado financeiro), VendaMais (marketing e vendas) e Freedows Consortium (Software). Tramujas é jornalista, pós graduado em marketing com MBA em gestão de projetos.
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