Mais do que um documento formal, o Planejamento Estratégico para marketing digital se transformou em um documento essencial para empresas que precisam se destacar em um mercado cada vez mais acirrado. Formado pelos principais pilares do marketing, o documento se tornou a chave da profissionalização.
Boby Vendramin, Gerente de Novos Negócios da KAKOI Comunicação, afirma que o documento é um guia que orienta decisões, alinha equipes e prepara o negócio para os desafios do futuro:
“Estamos vivendo em um mundo com muita IA e, com o crescimento do número de empresas que investem em marketing, estar presente na estratégia da maneira correta só é possível com um planejamento bem estruturado.”
Com valores que variam entre 7 e 20 mil reais, o planejamento é como um mapa para as marcas. É através dele que se definem os objetivos do negócio, a voz da marca, capacidade de investimento e público-alvo:
“Sem essa visão, é fácil se perder em decisões impulsivas ou ações sem foco. Fazer algo somente porque todos os outros estão fazendo. Marketing digital é como roupa: se fica bem para uma pessoa, não significa que ficará também para outra”, explica Vendramin.
Como começar a planejar
O primeiro passo é analisar o cenário atual da empresa, com pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças — a popular análise SWOT. Depois, defina metas realistas de curto, médio e longo prazo. Envolver a equipe nesse processo é essencial para garantir adesão e ideias práticas.
Segundo o especialista, se engana quem acha que o planejamento é focado apenas em grandes negócios:
“Pequenos e médios negócios também se beneficiam dessa prática. Com visão clara, o sucesso deixa de ser uma questão de sorte e passa a ser uma conquista”, finaliza.