Todas as vertentes pensadoras estão falando de tempos de crise e de fato estamos nessa toada. Mas o que significa de verdade esse “tempo de crise”? É essa a temática da palestra Como vender mais em tempos de crise, a primeira do ciclo KAKOI learning que acontece em Curitiba com temas pontuais para o cotidiano das empresas.
O evento foi pensado para empresários, profissionais liberais/autônomos, gestores de equipes comerciais, vendedores com perfil de liderança e representantes comerciais, mas serve para qualquer profissional que busque uma nova visão sobre a atual situação das empresas.
O palestrante Francisco Tramujas entende que os ciclos de crise sempre existiram e sempre vão existir, mas o dinheiro não some do mercado. Quando o mercado aperta para um setor ele abre diversas oportunidades para outros setores. Um exemplo lembrado pelo especialista é o do mercado imobiliário.
“O setor imobiliário que navegava a “céu brigadeiro” há poucos meses, em que qualquer apartamento valorizava 30 a 40% ao ano, agora sofre para vender pelo aperto na diminuição de crédito imobiliário e o aumento do desemprego”. O especialista explica que os sinais de que isso ocorreria já estavam claros, mas muitos ainda insistiram que a curva da bonança no setor nunca se romperia – e rompeu. “Em compensação, a crise e o risco de inadimplência maior fez com que os bancos aumentassem a taxa de juros e com isso aumentassem substancialmente o lucro destes” conclui.
Entender os sinais é fundamental
No mercado há uma máxima: ler os sinais da virada é vital para executivos e empresário. Mas Francisco Tramujas detecta que nem todos conseguem observar que “o presente está grávido do futuro” – e os sinais crescem a cada dia.
“As empresas que mais sentiram a crise provavelmente estavam muito confortáveis em vender sempre para o mesmo público, sem se preocupar com os setores nos quais os sinais de aperto do mercado já eram claros. Conheço uma empresa que tinha 45% da carteira de clientes alavancada no setor e cadeia da indústria automobilística. Claro que ele vai perder clientes, o setor já deu mais de cinco férias coletivas em oito meses por não vender. Faltava aí uma qualificação na gestão comercial da empresa para entender que era necessário trazer empresas de outros setores para proteger os lucros do negócio” ilustra Francisco.
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Sobre Francisco Tramujas
Francisco Tramujas é gestor de marketing com mais de 15 anos de experiência, tendo atuado em Gestão de marketing e vendas das seguintes empresas: JValério (associada no PR e RO da Fundação Dom Cabral, melhor escola de negócios do Brasil), multinacional inglesa ADVFN (mercado financeiro), VendaMais (marketing e vendas) e Freedows Consortium (Software). Tramujas é jornalista, pós graduado em marketing com MBA em gestão de projetos.
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