Na semana retrasada demos uma pincelada nos anúncios do Facebook e como usar a segmentação ao nosso favor. Nessa semana vamos falar sobre um tipo diferente de anúncio, as histórias patrocinadas.
Com certeza em algum momento você viu na sua timeline ou na barra de anúncios que algum amigo seu do Facebook curtiu uma página. Como há muito conteúdo sendo gerado a todo instante na sua timeline, pode ser que certas interações tenham passado despercebido. Essa modalidade de anúncio promove esse conteúdo, ou seja, dá uma “mãozinha” para o boca-a-boca.
Segundo a documentação do próprio Facebook, 80% dos consumidores diz que fica mais inclinado a tentar novas coisas baseado em uma sugestão feita por um amigo nas redes sociais.
Nesse tipo de anúncio, não temos controle sobre o conteúdo do anúncio, por outro lado, podemos pedir emprestado o prestígio que um determinado usuário tem para endossar a marca.
Vamos para um exemplo?
Digamos que eu tenha uma loja de roupas e no momento estou procurando um sistema de gestão para minha loja. Ao entrar no Facebook vejo que um amigo meu, que também é proprietário uma loja de roupas, curtiu a página de um sistema de gestão para lojas. Como esse amigo meu é muito competente e sua loja vai muito bem, vou considerar seriamente em dar uma visitada na página desse sistema, testa-lo e que sabe até adquiri-lo.
Conclusão
Por ser uma modalidade de anúncios que cria um relacionamento mais próximo ao seu público, anúncios deste tipo tem um CTR (taxa de clique) mais alto que os anúncios normais.
As histórias patrocinadas funcionam melhor quando a base de fãs já é grande e a estratégia é de longo prazo. Campanhas para reforço de branding* vão muito bem com essa modalidade.
*a percepção de imagem que o público tem perante uma empresa, produto serviço ou marca.