Falta de profissionalização de influenciadores afeta mercado e rentabilidade

O mundo da influência aumenta diariamente o número de participantes, a chamada “creator economy”, impulsionada por redes como Instagram, TikTok e YouTube, tem no Brasil o segundo maior do mundo, só atrás dos Estados Unidos.

Estudo da Influencer Marketing Hub mostra que os criadores brasileiros ficaram com mais de 14% dos posts patrocinados, e, quando o número se trata de criadores em si, estamos na frente, são mais de 3,8 milhões somente no Instagram, 15,8% da participação global.

O sucesso dos números poderia representar também sucesso profissional e financeiro para os influenciadores, mas a realidade não é bem assim. Falta de conhecimento de negociação, descumprimento ou quebra de contratos transforma o trabalho com esses creators um desafio:

“Infelizmente, ao mesmo tempo que vivemos um grande aumento no número de influenciadores, vemos também uma descrença das marcas e agências em trabalhar com criadores menores. Ainda não há profissionalização” conta Thiago Andrade, Gestor de Redes Sociais da KAKOI Comunicação.

Thiago traz um exemplo que ilustra bem essa relação. Fechou uma parceria de uma marca com um influenciador em ascensão, fez a ponte, acertou os detalhes, assinou o contrato, acertou formato e horários, mas, na hora da entrega, os problemas começaram:

“A influenciadora simplesmente não entregou o contratado. Quando fomos cobrar disse que tinha passado outra marca na frente simplesmente porque esta, pagou mais. A média do mercado dos microinfluenciadores é exatamente assim”, conta Andrade.

Dados da Youpix, mostram que em 2024 a Creator Economy brasileira pagou para 31,44% dos criadores entre 2 e 5 mil reais por mês, enquanto 28,73% receberam entre 5 a 10 mil reais. Apenas 0,54% ganham mais de R$ 100 mil.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Eu mesmo!

KAKOI Comunicação, agência de marketing, geração de conteúdo para resultados. Estratégia, desenvolvimento de logos, blog, gestão de redes sociais e anúncios Google, LinkedIn, TikTok e Meta (Facebook e Instagram).

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.