Uma atualização de agosto deste ano no Instagram tem dado o que falar: agora o conteúdo de posts individuais estão sendo ranqueados pelo Google, e isso muda completamente a forma como as marcas são encontradas.
Thiago Andrade, Gestor de Redes Sociais da KAKOI Comunicação diz que a princípio a mudança traz um ganho significativo, já que os posts, antes restritos a plataforma, agora, podem ganhar o mundo:
“Pense em um pequeno comerciante que não tinha site e mantinha suas vendas exclusivamente pelo Instagram, se antes ele perdia toda venda que se originava a partir de buscas no Google, agora ele pode competir, já que irá aparecer nos resultados de busca” afirma Andrade.
O Instagram é a maior rede social do Brasil com mais de 130 milhões (atrás do Whatsapp), gerando milhares de posts diariamente, essa posição vem sendo ameaçada pelo rival chinês TikTok que segundo especialistas deve passar o “Insta” em 2026:
“O Instagram entendeu que precisava abrir sua plataforma ou iria ser ultrapassado muito rapidamente. Quem ganhou com essa competição foram as marcas que agora contam com mais um espaço para divulgar seus produtos e serviços” analisa Thiago.
O especialista pondera que não é só estar na rede social para aparecer, é preciso ter conteúdo de qualidade e se alinhar com a premissa básica do Google: palavras-chave. É através dela que a ferramenta ranqueia, também baseado em geolocalização, o que vai oferecer de resultado para o usuário. Além disso, baseado em sua inteligência artificial, o Gemini, o usuário poderá receber respostas totalmente vinculadas a rede social:
“A primeira resposta é sempre da IA que varre a internet em busca de resultados relevantes, esse resultado pode ser um post do Instagram, então vale ficar ligado” finaliza Andrade.