Indexação do Instagram no Google exige atenção das empresas

Uma atualização de agosto deste ano no Instagram tem dado o que falar: agora o conteúdo de posts individuais estão sendo ranqueados pelo Google, e isso muda completamente a forma como as marcas são encontradas.

Thiago Andrade, Gestor de Redes Sociais da KAKOI Comunicação diz que a princípio a mudança traz um ganho significativo, já que os posts, antes restritos a plataforma, agora, podem ganhar o mundo:

“Pense em um pequeno comerciante que não tinha site e mantinha suas vendas exclusivamente pelo Instagram, se antes ele perdia toda venda que se originava a partir de buscas no Google, agora ele pode competir, já que irá aparecer nos resultados de busca” afirma Andrade.

O Instagram é a maior rede social do Brasil com mais de 130 milhões (atrás do Whatsapp), gerando milhares de posts diariamente, essa posição vem sendo ameaçada pelo rival chinês TikTok que segundo especialistas deve passar o “Insta” em 2026:

“O Instagram entendeu que precisava abrir sua plataforma ou iria ser ultrapassado muito rapidamente. Quem ganhou com essa competição foram as marcas que agora contam com mais um espaço para divulgar seus produtos e serviços” analisa Thiago.

O especialista pondera que não é só estar na rede social para aparecer, é preciso ter conteúdo de qualidade e se alinhar com a premissa básica do Google: palavras-chave. É através dela que a ferramenta ranqueia, também baseado em geolocalização, o que vai oferecer de resultado para o usuário. Além disso, baseado em sua inteligência artificial, o Gemini, o usuário poderá receber respostas totalmente vinculadas a rede social:

“A primeira resposta é sempre da IA que varre a internet em busca de resultados relevantes, esse resultado pode ser um post do Instagram, então vale ficar ligado” finaliza Andrade.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

Eu mesmo!

KAKOI Comunicação, agência de marketing, geração de conteúdo para resultados. Estratégia, desenvolvimento de logos, blog, gestão de redes sociais e anúncios Google, LinkedIn, TikTok e Meta (Facebook e Instagram).

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.