Sabe o “soccer”? É como os estadunidenses chamam o futebol. E esse esporte já está alcançando o status de esporte de primeira ao lado de basquete e futebol americano – aquele que sua mãos. Ok, eles lá ainda preferem o futebol jogado com as mãos, beisebol, basquete e o hóquei. Apesar de não ser a principal liga da terra do Tio Sam, o esporte avança rapidamente e, certamente, já pode ensinar muitas coisas ao País do Futebol.
Mas o que isso tudo tem de ligação com usar internet e, consequentemente, coma sua empresa? Ah, tudo…Muita coisa pra aprender, quer ver só?
Uma dessas coisas se refere ao uso de informações. Fernanda Benhami, gerente de produtos do SAS América Latina, observa que as ligas esportivas devem usar dados e análises para promoverem e manterem a lealdade com seus torcedores. Segundo ela, a Major League Soccer (MLS) usa esse tipo de recurso para otimizar seus esforços.
A executiva listou como a liga de futebol dos Estados Unidos utiliza inteligência de dados para melhorar o engajamento com os torcedores.
Aquisição de dados.
A MLS entendeu que precisava ‘linkar’ os esforços em cada fase para atingir seus objetivos – o que também facilitaria o monitorando do ROI (Retorno sobre o Investimento),além de estabelecer fortes KPIs (Indicadores de Performance).A meta desta primeira fase é a coleta de dados, desde os internos como os de terceiros.
Engajamento de clientes.
Uma vez que a MLS conseguiu compilar informações relevantes sobre seus fãs, a comunicação se tornou ainda mais personalizada. O envio de newsletters foram as primeiras ferramentas para gerar engajamento nessa fase. A newsletter inicial continha informações baseadas nos times de cada torcedor e a segunda era um e-mail estático, apenas com as partidas e horários de transmissão daquela semana. Você consegue adivinhar qual das performances foi a melhor? A newsletter personalizada teve 40% mais cliques do que o e-mail estático.
Monetização.
Tornar o sucesso da campanha de e-mails personalizados em lucro foi a tarefa seguinte. Aumentar as vendas (física e online) e o investimento em merchandising foram os focos desta fase. Baseado no perfil de seus fãs e nos históricos de compras, a MLS usou as análises preditivas para identificar a melhor oferta para cada cliente.
Lealdade.
Os fãs não mostram lealdade por ligas, mas sim por seus clubes favoritos. A maioria dos clubes constrói seus próprios programas de lealdade. Novamente, o marketing preditivo desempenha um papel determinante, pois identifica o que irá funcionar ou não para cada pessoa, como viver experiências que eles não poderiam comprar (por exemplo, conhecer jogadores ou treinadores).
E a sua empresa ainda joga futebol com as mãos nas redes sociais e sem infos dos seus seguidores? Hora de virar o jogo – se o futebol está emplacando nos USA, o que falta para o seu negócio decolar de vez aqui?
Saiu no Computerword e pode ser bem útil pra vc, né não?