Marketing Digital: 3 fatores que você precisa utilizar no seu negócio

O marketing digital crescimento exponencialmente. Em 2016, segundo a IAB Brasil, o marketing digital movimentou mais de 10.4 Bilhões de reais, dentre lojas virtuais, produtos digitais e pequenas e médias empresas que optam por trabalhar com esse mercado.

Em média, 58% da população nacional utiliza a internet para pesquisas, meios de comunicação e até mesmo em busca de diversão. Atualmente, somos o terceiro país que mais utiliza a internet, ficando atrás apenas do Canadá e Estados Unidos.

Agora eu te faço uma pergunta muito simples: Se 58% da nossa população, ou seja, mais de 115 milhões de pessoas utilizam a internet, o que você está fazendo para conquistar clientes através dela?

Pesquisas apontam que apenas 29% das pequenas e médias empresas utilizam a internet para conquistar novos clientes e gerar negócios.

1. Mídias Sociais
Já foi comprovado que em média, 7 em cada 10 consumidores com menos de 42 anos, antes de comprar qualquer produto ou serviço, pesquisa antes na internet.

Agora, um fato curioso sobre tal é que, a grande maioria pesquisa em mídias sociais mais do que no próprio Google. As mídias sociais têm um papel importante no negócio de uma empresa, através dela, consumidores podem visualizar o que andam postando e verificar demais informações.

Um erro muito comum em centenas de empresas é o fato de postarem apenas produtos e tentarem vender sempre através dessas mídias, canal midiático não tão recomendado.O interessante é você ter constância em suas mídias sociais e alimentar sua audiência com conteúdos que tenham haver com seu público-alvo, diante disso, você pode direcionar os prospectos ao seu blog, páginas de captura ou afins. 🙂

2. E-mail Marketing
O uso do E-mail Marketing vem crescendo internacionalmente e, com isso, os consumidores também vêm se tornando mais exigentes. Ou seja, eles não querem apenas receber ofertas e afins, eles estão ansiosos por conteúdo. Creio que, no próximo ano, essa tendência venha a se multiplicar inúmeras vezes.

Portanto, se eu pudesse ter uma previsão para 2017, seria que o E-mail Marketing irá crescer exponencialmente. Sabendo que 9 em cada 10 brasileiros utilizam e-mail, esse ainda é – e será por um bom tempo – o melhor e maior meio de comunicação corporativo do mundo. Afirmo novamente que as empresas que não conquistarem o seu espaço digital irão fracassar, queiram elas ou não.

A utilização do E-mail Marketing precisa ser feita de forma assertiva, evitando spam e similares. Sabemos que nem todas as empresas respeitam isso, algumas até compram listas de email (coisa que não é legal) e saem por aí enviando e-mails de vendas. Até os servidores comuns, como Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros, perceberam isso e começaram uma verdadeira campanha contra spamers. Eles criaram e otimizaram algoritmos para evitar esse tipo de e-mail nas caixas de entrada de seus clientes.

Um outro fato muito bacana é que, uma vez que o e-mail foi ‘capturado’ você o terá em sua base, tendo a chance de se comunicar com ele frequentemente e, em momentos certos, ofertar algo, diminuindo assim seus custos absurdamente. Leve em consideração que, não é válido sair enviando semanalmente ofertas para o seu público, o melhor é gerar conteúdo que engaje sua audiência para que eles possam confiar um pouco mais em você e consequentemente comprar algo de ti.

3. Marketing de Conteúdo
O famoso inbound marketing, marketing de conteúdo ou marketing assertivo! Chame da forma que quiser, mas para simplificar: o novo marketing é uma estratégia de geração de conteúdo direcionado ao seu avatar (público-alvo) de uma maneira assertiva para gerar novas oportunidades de negócios e impulsionar os resultados de uma determinada empresa.

Mas o que isso significa? Será se funciona? Quando você gera conteúdos inteligentes e assertivos, irá atrair possíveis clientes para o seu negócio, basta ajustar todo o processo de compra com cada um em seu determinado estágio, através de uma comunicação eficaz e automatizada com o seu prospecto.

Atualizar um blog, por exemplo, com textos que remetam a interesses de seus futuros clientes, e sem tentar vender nada através desses textos, é uma maneira ótima de atrair novas pessoas que realmente tenham interesse em seu negócio, ou seja, você está atraindo e criando uma audiência, mostrando sua marca para pessoas que realmente tenham interesse naquele assunto falado.

Com isso, você tem a chance de se aproximar de seu público, convidando-os para entrar em uma lista de e-mails e receber seus conteúdos com maior frequência, criando uma comunicação mais próxima e eficaz.

Além disso, você pode e deve oferecer e-books, infográficos, vídeos e todo meio de conteúdo que sua audiência quiser consumir. Atualmente, o Inbound Marketing é a melhor forma de atrair novos prospectos e transformar leads (pessoas em listas de e-mails) em clientes efetivos, e tudo isso pode ser feito com simples ações de relacionamento via e-mail marketing e anúncios em mídias sociais, por exemplo.

Com um especialista de marketing digital cuidando dos seus negócios, fica mais fácil analisar os pontos críticos da sua empresa, avaliar como o mercado atual do seu produto ou serviço está em relação à concorrência e saber o que poderá ser feito para que seu negócio apareça para seu cliente no momento certo!

Fonte: Administradores

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

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