Então, este experimento que foi divulgado na Revista Glamour foi mais ou menos assim: a jornalista britânica Yvette Caster decidiu usar as redes sociais para descobrir como é encontrar um novo amor nas redes sociais. Ela aproveitou o “efeito sanfona” que tanto sofre – ou seja, perde e ganha peso mais rápido do que má notícia -para descobrir se esse detalhe realmente importa nos homens.
Ela criou dois perfis sendo apenas com nomes diferentes (pois o Face não permite usar o mesmo nome) e fotos distintas:
:: no primeiro perfil ela aparece magra
:: no outro ela aparece com fotos dela gorda
Yvette (que é solteira e iria aproveitar a experiência para também encontrar o amor da sua vida) encontrou os seguintes números após cinco dias:
PERFIL MAGRO
– 36 mensagens
– 221 curtidas
– 210 visitas
PERFIL GORDA
– 18 mensagens
– 74 curtidas
– 81 visitas
“O padrão estético da vida real reflete no mundo virtual: se a pessoa ou a sociedade em que ela está inserida possui um determinado tipo de ação, isso vai acontecer no Facebook também” explica Soraya Renfro, social media da kakoi Comunicação. “Por isso que as revistas usam as fotos ‘photoshopadas’. As redes sociais são excelentes para pesquisas, por exemplo, pois é o mundo real ao vivo mas em uma plataforma virtual” complementa a social media.
Será que a jornalista inglesa encontrou o amor da vida dela pelo perfil magro ou pelo perfil gordo?