Se você acompanha as redes sociais aqui da KAKOI já está sabendo, mas hoje vamos explorar um pouco mais a questão:
Agora os posts individuais do Instagram são indexados no Google.
E isso muda tudo!
Escrever uma boa copy agora não é mais um diferencial para redes sociais de sucesso, é um diferencial também para marcas e empresas que queiram que seus produtos sejam encontrados em buscas simples no Google.
O tal “Jardim Murado” que era considerado o Instagram antes dessa mudança, caiu. As postagens, incluindo aquelas antes de 10 de julho, data que o recurso foi lançado, seguem indexando.
Calma, que conversas privadas, DMs, Melhores amigos estão fora disso, mas os posts normais, SALVO, você desabilite a função em configurações em privacidade, aparecerão.
Aqui vale ser “esperto” e usar nas copys das postagens o mantra do Google desde o seu lançamento: palavras-chave. Elas precisam estar presentes nos textos, nas imagens, os CTAs, precisam ser claros.
Não é que você não precise mais fazer um storytelling bacana, ao contrário, agora ele precisa ser tão bom que deve engajar no algoritmo das redes e também trazer os interessados naquele produto e serviço para sua conta através das palavras embutidas no texto.
Pouca gente se deu conta de como isso muda totalmente o jogo. O recurso não funciona “post por post”, ou seja, a sua conta é aberta ou não para os mecanismos de busca, e se você quer aparecer, vender, ela deve ser.
Então, vale uma volta na sua linha do tempo e ver se não tem algo que “não deveria estar lá”, vai que né?!
Use todos os recursos possíveis para amplificar a palavra, BIO com palavras-chave, # com palavra-chave e até mesmo o texto alternativo.
Não perca para você mesmo. O jogo do SEO está valendo também para o Instagram.
Valeu? Sucesso e alegria todo dia e até a próxima!