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O que é manual de marca e como ele vai ajudar o seu negócio 

Data: 27 de junho de 2019
Autor: Aroldo Glomb Jr.

Então você decidiu contratar uma agência de comunicação para criar a sua marca. Olha, meus parabéns! Deixar a criação da sua identidade nas mãos de uma equipe profissional é um sinal de que você está querendo alavancar o seu negócio para um novo patamar! Saiba que se a agência de comunicação contratada for séria e competente, você vai receber o manual da marca completo!

Vamos explicar o que é direitinho para você!

O manual da marca é um documento que serve para direcionar o uso e a forma de aplicar todos os elementos visuais que fazem parte da sua empresa. Uma coisa é ter logo em cartão de visita com fundo branco, outra é ter sua marca na fachada ou no site! São aplicações distintas, mas que precisam seguir certos padrões.

Tudo o que for relacionado com a sua marca está neste documento. Quais as fontes utilizadas no logo, o que deve ser trabalhado no material de comunicação, qual é o tamanho do logo, quais são as cores para materiais gráficos, web, paleta de cores, iconografia… enfim, tudo está aqui, pensado por profissionais criativos e que entendem do riscado!

Se não tiver o manual da marca, muita coisa pode sair do controle! A chance de uma gráfica imprimir a sua marca com tonalidades diferentes e tamanhos fora do padrão é enorme – e quem passa vergonha e tem muito prejuízo é o seu negócio!

“É o manual de sobrevivência da identidade de qualquer empresa. Ali está definido o que pode fazer, qual o conceito estabelecido através de um conjunto de normas técnicas, especificações e recomendações fundamentais para garantir que a aplicação esteja adequada. Quer fazer uma camiseta? Um totem para ficar na frente do seu estabelecimento? É o manual que define diferentes situações e apresenta quais são as restrições” explica Dieinifer Camila Busch, designer e criadora da KAKOI Comunicação.

Benefícios do manual!

Uma vez com o manual em mãos, o seu negócio ganha em agilidade. Qualquer mudança se torna mais rápida e tarefas como escalas monocromáticas ou alteração de fundo para peças de publicidade não precisam de intermináveis reuniões para decidir o que fazer. Está tudo lá. As vantagens não param com a agilidade:

“Como o manual possui detalhadamente todos os elementos visuais, como as formatações, fundos e cores, por exemplo, os erros diminuem quando se imprime qualquer material ou quando se aplica o logo. Mais que tempo, a empresa economiza dinheiro evitando retrabalhos ou prejuízos financeiros e de imagem com uma aplicação mal executada” explica Dieinifer.

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