O que é o famoso SAC 2.0? Como funciona?

Social-customer-supportO SAC 2.0 como é chamado, talvez seja uma das maiores revoluções no modo como as empresas se relacionam com o seu público. Mas afinal de contas, o que é o SAC 2.0.

Bom, o que é SAC você sabe né? Serviço de Atendimento ao Consumidor. Quando foi inventado, recebia cartas dos clientes com todo tipo de dúvidas,sugestões ou reclamações sobre o produto em questão. Logo em seguida, com a modernização da rede telefônica o SAC tornou-se call center, que aliás é o ramo que mais emprega pessoas no Brasil, aí o tal 0800 virou febre, toda grande empresa tinha que ter.

Hoje vivemos a época web, ou seja, a época 2.0, daí o termo. Entendamos que toda e qualquer plataforma online é, e pode ser usada, como base para o SAC 2.0 e aí estão emails e redes sociais. Quando uma empresa assume a sua identidade na rede, seja através de um perfil no Twitter, seja através de sua página no Facebook, ela abre o seu canal de comunicação com o cliente e aí sim,  você deve ouvir, responder e interagir com a sua audiência, mesmo que ela esteja criticando o seu produto ou serviço.

Em próximas postagens irei descrever o passo a passo do SAC 2.0, mas para começar dar uma “demão” no tema, listo os principais problemas, erros e coisas que literalmente queimam o seu filme na rede, caneta e papel na mão, ou CTRL + C na ponta dos dedos e tome nota:

  • NUNCA, deixa eu repetir para que você entenda, NUNCA, apague um comentário, seja ele crítico ou não. Você não precisa aceitar palavrões e nem discussões fora de foco entre usuários, mas isso tem que estar claro. Faça uma aba na sua página explicando quais são as regras de comentários.
  • Não coloque nas regras que a página é um espaço apenas para divulgação e não reclamações, sim, você está na rede e ela está aberta para tudo.
  • Tenha uma empresa que faça o monitoramento de sua presença na internet, saiba tudo que falam sobre você na internet e quando houver uma pergunta ou uma reclamação saiba exatamente o que está acontecendo. Não deixe as pessoas esperando.
  • Sim, a internet e principalmente as redes sociais são campo fértil para todo tipo de criatividade e também bobagens, use isso a seu favor. Há internautas que rimam para te criticar, por que não rimar para responder? Há os que cantam, cante. Quando fazer isso? Um verdadeiro profissional sabe, portanto mantenha uma equipe especializada para isso.
  • E por fim, não iria escrever, mas para não dizerem que não escrevi, JAMAIS discuta com o consumidor. Entenda qual é o problema, e a partir dele faça uma reflexão. Quando o consumidor tem razão? Quando ele tiver razão. Não tenha medo em dizer que o consumidor está errado, mas não tenha medo de escrever que ele tem razão.

É isso aí pessoal, voltamos logo com a sequencia deste post sobre SAC 2.0. Enquanto isso, compartilha, comente!

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.