Ao contrário da maioria dos esforços de marketing off-line, marketing digital permite que os comerciantes para ver resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, você vai saber o quão difícil é estimar quantas pessoas realmente virou para essa página e prestou atenção ao seu anúncio. Não há nenhuma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda em tudo.
Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.
Aqui estão alguns exemplos:
Tráfego do site
Com o marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que viram a homepage do seu site em tempo real usando o software de análise digital como HubSpot . Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, qual dispositivo eles estavam usando e de onde vieram, entre outros dados de análises digitais .
Essa inteligência ajuda você a priorizar os canais de marketing para gastar mais ou menos tempo, com base no número de pessoas que os canais estão dirigindo para o seu site. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego é proveniente de pesquisa orgânica, você sabe que você provavelmente precisa gastar algum tempo em SEO para aumentar essa percentagem.
Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes que eles tenham uma interação com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes que elas cheguem ao estágio final na viagem do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para o seu site na parte superior do funil de marketing.
Desempenho de conteúdo e geração de leads
Imagine que você criou um folheto do produto e publicou-o através de caixas de correio das pessoas – essa brochura é uma forma de conteúdo, embora offline. O problema é que você não tem ideia de quantas pessoas abriram sua brochura ou quantas pessoas jogaram-lo diretamente para o lixo.
Agora imagine que você tinha essa brochura em seu site em vez disso. Você pode medir exatamente quantas pessoas acessaram a página onde ela está hospedada e você pode coletar os detalhes de contato daqueles que fazem o download usando formulários. Não só você pode medir quantas pessoas estão envolvidas com seu conteúdo, mas você também está gerando leads qualificados quando as pessoas baixá-lo.
Modelagem de Atribuição
Uma estratégia eficaz de marketing digital combinada com as ferramentas e tecnologias certas permite rastrear todas as suas vendas de volta ao primeiro ponto de contato digital do cliente com sua empresa. Chamamos esta modelagem de atribuição e permite que você identifique tendências na maneira como as pessoas pesquisam e compram seu produto, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre quais partes de sua estratégia de marketing merecem mais atenção e quais partes de seu ciclo de vendas precisam ser refinadas .
Conectar os pontos entre marketing e vendas é extremamente importante – de acordo com o Aberdeen Group, as empresas com fortes vendas e alinhamento de marketing atingir uma taxa de crescimento anual de 20%, em comparação com uma queda de 4% na receita para as empresas com alinhamento pobre.
Fonte: Administradores