PROCURANDO ALGO?

Qual é a sua cara profissional?

Data: 7 de agosto de 2014
Autor: Ediney Giordani

GravataTrabalho há muito tempo com equipes e na maioria delas eu percebo o mesmo traço: falta de preocupação com a imagem. Aqui não estou falando de imagem física e asseio pessoal, não é isso, penso estar claro na mente de todo profissional que isto é uma obrigação e não uma qualidade, falo da apresentação daquilo que você é pago para fazer.

Também não invoco grandes coisas neste texto, falo principalmente de pequenos detalhes que na soma geral dizem muito sobre o profissional que você é, ou aparenta ser. Vou listar alguns pequenos cuidados que você, profissional, deve cuidar para não passar uma imagem de desleixo, matando assim suas chances de promoção.

Comunicação

O principal problemas de todas as empresas, incluindo as empresas de comunicação, também é um problema na sua imagem pessoal. A característica principal deste problema é não manter um diálogo aberto com o seu pessoal ou com o seu chefe. Ser verdadeiro. Entenda que a verdade na empresa pode te levar longe, pois de tá credibilidade. Um exemplo bastante simples sobre como usar a verdade no ambiente de trabalho:

Sua empresa tem uma política rígida de horários e você sabe disso, mas, um dia dormiu demais e perdeu o horário. Quando chegar e o seu chefe perguntar o que houve para o seu atraso, seja sincero: dormi demais. Simples. Não tente inventar desculpas. Compense, claro, o tempo que você esteve ausente, se desculpe e tente não repetir o erro, mas mantenha o canal da verdade aberto com o chefe ou subordinado.

Emails

Com o passar do tempo há a possibilidade da sua comunicação, tanto pessoal, quanto por email se tornar mais informal. Erro clássico. Gírias, intervenções pessoais, ppts dos anos 90 no ambiente profissional. Erros comuns. Ao enviar um email lembre que o receptor não é o seu amigo, é o José da Contabilidade, a Maria da Logística, enfim, dentro do ambiente empresarial as pessoas são seus colegas de trabalho e não amigos. Mantenha a sua comunicação profissional.

Outro erro comum é usar uma linguagem pouco preocupada com o layout da mensagem. Fontes variadas, links com urls abertas, e palavras contraídas como se estivesse em um chat do Whatsapp (tb, pq…), todos erros comuns e quem devem ser evitados.

Redes Sociais

Cada empresa tem sua política para o uso das redes sociais e ela deve ser respeitada, mas quando liberada lembre-se: elas não são seu fórum particular de desabafo. Não, você não pode dizer que o café é frio, que a menina da recepção te olha torto ou que o seu chefe não entende o que você fala. Entenda de uma vez por todas: questões de trabalho são resolvidas no trabalho e não publicamente, nada de indiretinhas e nada disso, isto não é profissional, não é legal e irá queimar o seu filme na sua empresa e no mercado de trabalho como um todo.

Reuniões

Existem pessoas que odeiam reuniões, eu sou uma delas, mas, ainda não inventaram nada melhor para definir planos, projetos e metas de equipe. Quando você for convocado ou for convocado para uma reunião vá preparado. Saiba cada detalhe do projeto que irá representar, números, pessoas envolvidas, prós e contras da questão, tudo deve estar na ponta da sua língua. E sim, você pode contestar, inclusive seu chefe, sempre com embasamento. Sempre que uma reunião é convocada a ideia é exatamente esta, debater ideias, deliberar, definir, se você for um peso morto na sala de reuniões tudo o que fará é cimentar sua posição e começar a construir a rampa para sua descida profissional.

Festas

As festas de empresas,para algumas pessoas tem a mesma função de um sepultamento, enterram qualquer chance profissional que a pessoa tem de se promover e algumas vezes até mesmo de continuar na empresa. O álcool, claro, é o principal assassino de carreiras, no momento que a gravata vem para a testa invocando o Rambo que existe em você e o botão da camisa que diferencia a camisa aberta do decote e dá vida a Demi Moore que vive em cada mulher, neste momento o padre da sua empresa entra em cena para a extrema-unção da sua carreira.

Então não vou! Você dizer, erro comum também, tem que ir, é um momento de confraternização, é um momento de celebrar em equipe as conquistas da empresas. Vá, seja discreto, converse com múltiplos grupos e pelo amor da sua crença, não fique, no sentido sexual da palavra, com ninguém na festa.

São dicas que parecem simples e básicas, mas que dia a dia destroem carreiras e oportunidades. Elas são a diferença do seu contra-cheque o do contra-cheque daquele rapaz que entrou um ano depois e já ganha mais que você. Pense a respeito disso ou repense a sua carreira, no final de tudo o importante é trabalhar em um ambiente em que você seja feliz sempre.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 

VOLTAR