Se você tem uma conta no Facebook (possivelmente tem, né rapaz?), tente fazer isso: escreva tsu.co na sua timeline. Vai aparecer nadinha, verdade? Então… se você tentar compartilhar o site www.tsu.co, também não vai conseguir.
Vamos lá então!
Tsu.co é uma pequena rede social criada em 2013 à qual só é possível fazer parte se você receber um convite (se bem que tentei agora criar um cadastro por conta e consegui de boa, enfim…) e a sua principal característica é que ela paga seus usuários, repartindo com eles parte do lucro vindo de anúncios.
A empresa por trás do site fica com 10% desse rendimento; os 90% restantes são divididos, metade vai para ao dono da página que levou o anúncio e a outra é repassada à “árvore familiar” do usuário – a pirâmide das pessoas que levaram ao convite para que o usuário se juntasse à rede, lembrando um modelo de negócio piramidal.
A estratégia é muito diferente da do Facebook, que fica com 100% dos rendimentos.
Agora, sabe por que não é permitido nem ao menos mencioná-la?
A resposta oficial do Facebook é que “ela fomenta um comportamento que gera muito spam”. Diz ainda ter detectado usuários que criaram perfis no Facebook só para falar do Tsu.co e convidar outros amigos a migrar para essa rede.
“Não permitimos que os desenvolvedores incentivem o intercâmbio de conteúdos, já que essa prática estimula o spam e cria uma experiência de navegação ruim para os usuários do Facebook”, explicou um porta-voz da rede ao site Mashable. “Por isso, pedidos que todas as páginas e aplicativos que se integrem ao Facebook sigam as políticas da nossa plataforma.”
Mas tem gente falando por aí de que é uma estratégia do Facebook para vetar um competidor em potencial.
Sebastian Sobczak, fundador da nova rede, reclamou já dizendo que “… pode-se escrever todo o tipo de site porcaria que te deixam publicar o post, mas nós não existimos. Somo persona non grata.”
Saiu no UOL mas não no Facebook 🙂
Foto do IPC Digital