Querendo ficar longe de encrenca, a Meta, empresa detentora das plataformas Facebook, Whatsapp e Instagram anunciou que vai remover e bloquear qualquer tipo de conteúdo em defesa das manifestações às sedes dos poderes da República ocorrido nesse último domingo.
As invasões protagonizadas por bolsonaristas inconformados com o resultado das eleições teve como um das principais plataformas de divulgação o próprio Instagram, como a rede já estava no radar do STF, a empresa resolveu dobrar a aposta e bloquear conteúdo previamente.
Segundo a empresa, há a classificação do conteúdo como um “ato de violação” aos termos de uso das plataformas, ou seja, a empresa teria o direito a essa remoção sem maiores explicações. A empresa, aprendeu na própria carne no episódio conhecido como “Invasão do Capitólio” em que pessoas pró-Trump invadira a sede do Congresso estadunidense e promoveram algazarra com o registro, inclusive, de suas pessoas mortas.
Segundo a polícia do Distrito Federal, a principal forma de comunicação entre os golpistas foi o Whatsapp, com grupos, distribuição de fake news ocorrendo assim a incitação aos atos.