PROCURANDO ALGO?

@STF_oficial não interage, mas age!

Para você,  um Twitter é  o mesmo que ter algo para usar como ”zuêra”?  Nana nina não! Hoje, em tempos de mobilizações populares via redes sociais, essa rede social (que algumas redes de comunicação não falam o nome nem a pau, substituída em vão por… microblog)  foi alvo de um estudo do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getúlio Vargas. A intenção era saber qual é a conta de ”microblog”  dentre todas as cortes do mundo que faz bom uso o uso da ferramenta. Adivinha só  o resultado…

É DO BRASIL!!! Quem leva a medalha de ouro é o nosso Supremo Tribunal Federal! O perfil @STF_oficial existe desde 2009 e é o mais ativo de todos.  Para chegar nesse dado, foram analisados os perfis de praticamente todas as cortes constitucionais do mundo – pelo menos das que mantém uma, não é?

E na cola do nosso STJ aparecem também Colômbia, Equador, França, Indonésia, México, Peru, Reino Unido, República Dominicana e (pasme) Venezuela!  Mas o Brasil é  o mais popular, com algo em torno de 390 mil seguidores. E sabem o motivo?

O @STF_oficial é o ÚNICO a fazer cobertura de julgamento em tempo real! Entre janeiro de 2012 e agosto deste ano, o STF “tuitou” mais de 2.700 vezes. Tudo bem que muitas dessas mensagens coincidiram  em seus picos de audiência com os julgamentos que envolveram temas como Ficha Limpa, legalização do aborto de anencéfalos e o popular caso do Mensalão.

Parece que o STF quer aproximar população e Justiça –  mesmo que a conta NÃO SIGA muitos perfis (são quatro apenas) e NÃO interaja com ninguém (não há retuítadas, respostas, etc).

A lição é bem simples: informação para manter a credibilidade da instituição, mantendo uma comunicação constante com a sociedade  tentando manter um mínimo de transparência. Não interage, mas age!

Como perguntamos beeeeeeeeem no início desta matéria…  qual é a função do Twitter mesmo para você?

Comentários Facebook

 

VOLTAR

Por Aroldo Glomb Jr.
em dentro de:
Boas Práticas, Internet, redes sociais