Você vai ter um produto novo no mercado? Tem um novo serviço chegando ao mercado e quer que todos saibam? A assessoria de imprensa pode ser de grande ajuda para divulgar qualquer novidade para a mídia – e consequentemente para o público final.
Aroldo Antonio Glomb Junior, assessor de imprensa da KAKOI comunicação, explica que o contato com a imprensa precisa ser feito com uma atenção especial para não perder o trabalho todo. “Tem gente que sai disparando e-mail para todo o lado, o que pode ser ruim pois a mensagem se perde e os disparos geralmente são cobrados. Outro detalhe ruim do disparo sem direção é atolar a caixa de entrada de e-mail de várias editorias, o que vai gerar spam e causar uma imagem negativa ao produto antes mesmo dele sair” afirma Aroldo Glomb.
O assessor da KAKOI explica que é preciso, antes de mais nada, estruturar todo o processo. “O primeiro passo é criar release,o texto destinado para a imprensa, chamando a atenção ao novo produto. O importante é destacar as qualidades do que está para ser lançado, o diferencial do produto mesmo. O jornalista que vai receber essa informação vai poder decidir se o produto tem potencial para uma matéria. Quanto mais informações e, se possível foto do produto, melhor o resultado” .
Quanto mais informações, melhor
Exitem algumas perguntas que este release precisa responder para que a informação chegue de maneira mais adequada possível: é o lead.
Para fazer um lead bem organizado, Aroldo Glomb detalha o que o texto precisa ter.
– O quê
O texto precisa informar ou vender o produto
– Quem
Quais os profissionais envolvidos
– Quando
Data de lançamento é fundamental para as redações se programarem caso haja interesse na cobertura
– Onde
Apontar o local (ou o site casos seja venda online) onde será lançado o produto.
– Como
Por ser algo novo, o púbico precisa saber como se compra. O texto precisa deixar tudo bem claro
– Por quê?
Aqui, o texto precisa apontar quais os benefícios que o consumidor final terá com o seu produto
Linguagem
Mais do que ter um texto bem claro para quem está lendo, Aroldo Glomb explica que uma foto do produto (ou vídeo) sempre vai atrair a atenção. “Chamar a atenção é a chave. A redação que vai receber o release vai dar preferência para um texto claro e com imagens atrativas. Se vai ter ago novo no mercado, nada melhor do que uma foto do que está chegando” completa o jornalista.
Outra ação para este tipo de lançamento é convidar a imprensa para um pré-lançamento. “Algumas empresas optam por enviar uma amostra do que será lançado. Este demonstrativo facilita a vida de quem, potencialmente, vai escrever sobre o produto, pois vai usar na prática e sentir se vale a pena escrever”.
E é bom ficar atento com blogueiros, que adoram este tipo de ação. Muitas vezes, fazer com que os jornalistas de jornais e revistas grandes prestem atenção no que está sendo lançado não é fácil até mesmo pela rotina corrida das redações, por isso investir nos blogs especializados pode o caminho.
“Algumas vezes, ganhar a atenção de sites menores pode até causar um efeito melhor do que um grande site ou jornal. Se eles gostarem farão postagens falando com a experiência, postarão fotos em redes sociais e o retorno pode ser melhor do que uma publicação em um jornal considerado um pouco maior. Um blog sobre animais exóticos pode ser uma pedida mais eficiente se o seu produto é uma ração especial para iguanas mais ainda do que um grande jornal da sua cidade” afirma Aroldo Glomb.
Retorno?
O retorno pode levar alguns dias para acontecer. Por isso a assessoria não pode ser vista como algo de retorno imediato, mas o jornalista dá umas dicas para facilitar este despertar de interesse. “Vale entrar em contato. Por telefone mesmo. Claro que é impossível ligar e conversar com todos os nomes que estão na lista de emails disparados, mas é possível eleger alguns mais importantes e conversar com o pauteiro, para ver se ficou alguma dúvida e tudo mais” atenta o jornalista.