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🔮 Será que a KAKOI acertou suas previsões de comunicação há 11 anos? Vamos conferir!

Ah, internet! Eternizador de mensagens, cemitérios de prints e espaço arqueológico digital para diversas ideias. A KAKOI Comunicação está há anos no mercado e, como toda boa agência de comunicação, também fez as famosas postagens sobre “o futuro da comunicação” em alguns momentos.

Hoje vamos entrar na máquina do tempo, Delorean pode ser, e voltar 11 anos para analisar uma publicação da firma” cujo título é:

“Especialista lista 10 tendências nas mídias sociais para 2014”

Foi publicado no dia 27 de dezembro de 2013 e a ideia era que nosso especialista criasse previsões sobre como seria 2014. Não, passamos longe de acertar o 7×1, mas tem previsões que foram certeiras!

O link para o texto original é este aqui!

Agora vamos bater as previsões e ver se a KAKOI, nas análises do Ediney Giordani  (fundador da agência e segue forte, trocando o café pelo chá em 2024) acertou tudo ou errou feio, errou rude!

comunicação
As nossas previsões de comunicação do passado deram certo?

Primeira previsão
Ações com foco no mobile: Com o crescimento do uso dos smartphones por parte da população, o conteúdo mobile será uma das tendências de 2014. Ações de marketing focadas no mobile e aplicativos terão papel de destaque no ano. Importante prestar atenção nas ações que a empresa realiza e ver se ela contempla esse meio. Por exemplo, uma ação de “clique aqui” ou “preencha acolá” são fáceis para o público dos celulares? Não? Então repense sua estratégia.

 

Foi isso?
Foi sim! Eram dias em que ainda havia essa ideia de que o celular era confuso, que o computador ainda era mais seguro, que o marketing não estava preparado para smartphones e blá blá blá. A KAKOI já dizia que o mobile seria a força motriz da comunicação naqueles tempos. 

Segunda previsão
SAC 2.0 será diferencial: A tendência para o futuro é que cada vez mais os SAC´s tradicionais sejam relegados ao “mundo dos problemas”. As pessoas só irão ligar ou procurar as empresas quando sentirem que sua demanda não foi atendida no ambiente online. Aí vale responder com agilidade tanto posts em redes sociais como e-mails.

 

Foi isso?
É, a tecnologia levou esses atendimentos para outras esferas. Acertou em cheio, mas não tinha como prever que esse atendimento também seria muito utilizado para vendas diretas, e não apenas para reclamações. Mas isso é um plus.

Terceira previsão
Monitoramento das mídias sociais: A profissionalização do serviço de mídias sociais, entre eles o monitoramento, será crucial para o sucesso de qualquer tipo de campanha em 2014. Como já falamos, as mídias sociais terão ainda mais abrangência, principalmente devido ao aumento da inclusão do mobile. Portanto, o trabalho de monitoramento será ainda mais relevante. Saber o que o público final fala de você, saber se comunicar com ele, e agir rapidamente em crises é mais que diferencial, é necessidade.

Foi isso?
E como! Quem não tem um ecossistema de social media, está fadado a cair em muitas armadilhas, como deixar de passar tendências ou que uma avaliação negativa se torna viral a ponto de manchar a reputação da empresa. Ponto para KAKOI!

Quarta precisão
Investimento no Google +: Investir em Google sempre é bom. Os resultados alcançados pelos clientes em seus negócios provam que é uma ferramenta essencial. O Google Plus passa por um processo forte de crescimento, mas ainda não encantou os brasileiros que migraram suas contas para o Facebook. Porém, mantém viva a chama Google com o velho Orkut. Para 2014, a aposta do mercado é a morte definitiva do Orkut migrando para o G +, o que forçaria um crescimento ainda mais acentuado. 2014 será um ano de atenção para o G +, mas o seu ano de auge deve ser mesmo 2015.

E foi isso?
O Orkut morreu de fato e o Facebook ganhou muito mais força  com outras redes sociais vieram e foram ganhando seu espaço, agora, erramos feio na questão do Google Plus, em 2014 de fato houve muito investimento e ele cresceu, mas 2015 não foi o ano dele que aproveitou 2016 e morreu!

Quinta previsão
Negócios nas redes sociais: O empresário terá que colocar a mão no bolso e profissionalizar essa comunicação. Há uma falsa crença nas empresas que as redes sociais são comunicação acessória, quando na verdade elas serão matizes no próximo ano. Saber em que tipo de postagem investir, qual o melhor momento para colocá-la no ar e quando responder são coisas que somente profissionais da área podem responder.


E foi isso?
Temos um texto falando sobre social commerce que exemplifica exatamente isso. De novo, olha só, mais uma previsão certeira. De fato, muitas jornadas de vendas acontecem em redes sociais, principalmente o WhatsApp. Isso falamos há 11 anos…

Sexta previsão
Mídias sociais como lugar-comum para a integração da sociedade: 

Há movimentos na sociedade civil que atestam a versatilidade e a utilidade das redes sociais. Nos protestos de 2013 esse tema foi recorrente e voltará com força em 2014, quando se esperam ainda mais protestos. O meio desse encontro? As redes sociais! Em seus eventos, páginas e comunidades, as pessoas irão debater e marcar atividades. Em tempos de Copa do Mundo, a ferramenta será uma poderosa aliada.

E foi isso?
Apesar de muitos acharem que hoje algumas redes sociais estão em baixa, como o Facebook, é justamente nos eventos criados nessas páginas e nas comunidades internas que muita informação corre solta. As redes sociais estão presentes de maneira tão intensa que se elas deixarem de funcionar por meia hora, por algum motivo, teremos pessoas que não vão conseguir nem se comunicar com seus familiares – quem dirá para eventos ou mobilizações sociais. Adivinha só? “Acertêmo” de novo!

Sétima previsão
2014 – ano de eleições e Copa do Mundo no Brasil : 2014 será o ano em que o Brasil estará nas vitrines do mundo. A Copa do Mundo e as eleições trarão ao país movimentos distintos: de um lado, governo, políticos e empresas querendo, ou melhor, precisando demonstrar seu trabalho; de outro, os movimentos organizados, a população, os fãs de futebol, todos com sua opinião, expondo suas satisfações ou insatisfações. Na infraestrutura, as empresas de comunicação estão investindo na melhoria do 3G, implantação do 4G, fortalecimento da banda larga a cabo, tudo para dar conta da demanda que se apresentará. Não irá conseguir, claro, mas teremos uma sensível melhora no plano de comunicação digital no Brasil.

E foi isso?
Sim, senhor. Apesar do grande número de protestos, o país conseguiu organizar o evento e potencializar sua tecnologia. Em 2014 o 4G deu as caras por aqui e começou o barateamento dos planos de dados, popularizando de vez a internet tanto em casa com a banda larga e telefones celulares. Graças ao evento, vários locais públicos como aeroportos, rodoviárias, praças e parques ganharam acesso wi-fi gratuito.



Oitava previsão
Conteúdo é rei! Toda estratégia de comunicação deve levar em conta a máxima de sempre: o conteúdo é o rei. Não importa quão ousadas sejam suas estratégias, seus sites, seus jornais, seus anúncios. Se eles não tiverem como embasamento um conteúdo relevante certamente serão relegados a um fracasso de comunicação. Planejamento é a palavra. Una ações. Torne-as relevantes, ofereça serviços agregados. O importante é saber que qualquer passo que você der terá como arma principal o “conteúdo”.


E foi isso?
Certíssimo! Até hoje o conteúdo é o combustível de páginas oficiais, blogs e redes sociais. Hoje temos muito mais recursos, ferramentas e plataformas para divulgar conteúdo, mas o príncipio segue igual: o conteúdo precisa aliar planejamento a médio prazo com trends que façam sentido. Hoje temos a Inteligência Artificial como uma ferramenta para criar este conteúdo – que é bem diferente de usar IA para criar material novo, não confunda. Sobre serviços agregados, mais uma vez, acertamos, pois as pessoas utilizam mais smartphones hoje do que em 2013/2014 e reter sua atenção passa pelo conteúdo.

Nona previsão
Mídias sociais cada vez mais visuais: Conhecer o seu público é a principal arma que uma empresa pode ter a sua disposição na hora de definir a maneira que irá se comunicar nas redes sociais. Vejamos o exemplo da Rede Globo: a partir de abril de 2013 ela mudou a forma que se comunica com seu público, o telespectador. Como? Se colocou no papel dele. Deixou de dar links, deixou de dar resumos, deixou de publicar vídeos. Agora ela abusa das chamadas hashtags (#), torce para candidatos, usa de memes, tal qual um telespectador comum. O ganho da marca foi impressionante e alguém questiona a falta de infografia, por exemplo? Cada caso é independente e cada estratégia de comunicação também deve ser.

E foi assim?
O exemplo foi da “poderosa”, mas poderia ser para qualquer outra gigante do mercado. O McDonald’s virou Méqui, pois perceberam que suas lanchonetes eram chamadas em redes sociais e usaram isso para criar uma nova identidade visual em suas publicações. Sim, acertamos, assim como fomos cirúrgicos ao apontar que o visual iria ganhar muita força, basta ver a briga pela audiência em encontros por vídeos entre TikTok, Instagram e YouTube: vídeos curtos, leves e outras ações são indispensáveis hoje. E não é que levamos mais essa?

Décima previsão
Consumidores em constante mudança: Com o barateamento dos smartphones, outro fenômeno que se apresentará para as empresas é o “aumento” das classes. Como assim? Se antes poderíamos criar produtos, linguagem e peças direcionados para o público AB, em 2013 já vimos este leque aumentar para o C e em 2014 teremos a entrada do D. O que muda? Em regra o público “D” é menos escolarizado, ganha menos, porém tem o mesmo grau de exigência que as outras classes, mas com um diferencial: passará mais tempo nas redes. Haverá também o fenômeno da entrada de pequenas e microempresas se comunicando nas redes, pois esses também terão que se comunicar com o seu público.


E foi isso?

Foi sim. Os celulares ganharam as pessoas a ponto de muitos terem mais de um aparelho, abrindo caminho para a massificação da comunicação usando mobile. Ah, e sobre as empresas terem suas páginas, é até bizarro pensar que há 11 anos nem todas tinham presença digital Hoje, qualquer pessoa tem seu Instagram para vender – pequenas, médias e grandes empresas. Ponto para a KAKOI!

Viu como sempre estamos antenados com o universo da comunicação? Tenha a KAKOI como parceira; nos “lemos” o que está acontecendo no mundo comunicação para o seu negócio estar visível para todos!

 

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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