Belshazzar’s Feast: O que o Iron Maiden nos ensinou sobre campanha de expectativa?

No dia 15 de julho, o Iron Maiden lançou a inédita “The Writing on The Wall”, single do novo disco que está para ser lançado. A música é boa? Para os fãs, é excelente! O clipe é uma animação criativa? É sensacional. Mas o que deixou o mundo de queixo caído foi a campanha de expectativa criada ao longo dos últimos dias.

Nestes dias que antecederam o lançamento do single, um cartaz chamando para uma festa chamada Belshazzar’s Feast começou a aparecer nos stories da banda, com o “cartaz” inserido como easter egg.

Funcionou da seguinte maneira:

Eles publicaram a capa de um disco antigo por dia com o desenho do cartaz escondido ou com a inscrição WOTW (The Writing on The Wall) em algum canto. O vocalista Bruce Dickinson deu uma suposta entrevista usando uma camisa que tinha esse cartaz estampado. Além disso, o estúdio em que a banda gravou o novo trabalho publicava fotos das mesas de som e dos espaços de gravação vazios, mas com o cartaz pendurado em algum canto.


Em preto e branco, este cartaz chamava a atenção para o dia 15 de julho, ou seja, algo iria acontecer e o hype da banda estava armado. Todos os fãs começaram a seguir mais atentamente, discutir em fóruns e canais de YouTube o que estava acontecendo até que o vocalista Bruce surge, três dias antes da misteriosa e esperada data, em um vídeo estranho publicado nas redes sociais convida todo mundo para participar do Belshazzar’s Feast.

“15 de julho. Chova ou faça sol. Céu ou inferno. Homem ou besta. Você está convidado para a festa de Belshazzar. Mas sua mãe não pode vir”

O mistério chegou ao fim quando a banda revelou o grande anúncio por trás da campanha de pistas envolvendo o Belshazzar’s Feast: o lançamento do single “The Writing On The Wall”.  Mais de 28 mil pessoas aguardavam no canal do YouTube da banda o lançamento do novo trabalho que veio após seis longos anos desde o lançamento do último disco, The Book of Souls.

A campanha foi perfeita! Em tempos em que o heavy metal vive em conflito com outros estilos mais populares, o Iron mobilizou toda a comunidade musical sem dizer o que aconteceria, usando apenas redes sociais e despertando o interesse das pessoas.

O novo álbum sairá no dia 03 de setembro e se chamará Senjutsu, que significa táticas e estratégia.  A banda divulgou, 5 dias após o lançamento da nova música, o traklist do novo disco (Senjutsu , Stratego,  The Writing On The Wall, Lost In A Lost World, Days Of Future Past,  The Time Machine,  Darkest Hour, Death Of The Celts,   The Parchment e  Hell On Earth) e o maior ensinamento que a banda usou foi: use as  plataformas digitais de uma maneira tão perfeita que serve como exemplo para qualquer negócio.

E o que a minha empresa tem com isso? Tudo!

Fica a dica de que qualquer profissional pode usar para fazer o lançamento de qualquer produto. Encontre os argumentos certos, crie o ambiente e lance!

Crie expectativas e entregue o produto! E a banda usou Instagram, YouTube e Facebook, em todos os seus recursos disponíveis, para fazer tal campanha!

Vamos ouvir a nova música da banda?  

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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