Quer dizer que a sua página de Facebook teve 40 likes a mais do que na semana passada? E o seu Instagram, ganhou diversos seguidores a mais só na última semana? Olha, parabéns, mas sinto muito em lhe dizer que esses dados significam absolutamente nada para o seu negócio. Na verdade servem sim, para massagear o ego de quem administra estas páginas e os donos do negócio.
As chamadas métricas da vaidade são terríveis pois, são informações coletadas que não ajudam a tomar decisões assertivas justamente por mostrar apenas detalhes “cosméticos”. Se uma empresa resolve fazer uma campanha do Google AdWords sem saber quais métricas acompanhar, se baseando nos hoje esvaziados likes, por exemplo, muito dinheiro será jogado fora.
Tanto que Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, é enfático: Tentar gerir redes sociais baseado em likes e seguidores não faz diferença alguma. A entrega do Facebook agora é de O,24% em média, ou seja, apenas este percentual de curtidores de uma página receberão as novidades organicamente. Com um vídeo melhora um pouco (11% na média) e em uma live sobe para 40% na média.
“Não serão todos impactados pelas postagens organicamente. O que faz diferença hoje é o engajamento. O que interessa é quantas pessoas foram impactadas pela sua marca a ponto de se sentirem atraídas para conhecer seu negócio”.
A taxa de cliques é sim importante para saber se as pessoas estão conseguindo chegar ao seu site, seu anúncio ou mesmo seu blog, porém sem que ter um objetivo bem definido na métrica, os dados acabam servindo apenas para fazer fumaça. Giordani alerta que somente uma gestão profissional em redes sociais e uma estratégia bem definida é capaz de analisar exatamente quais são as ações que funcionam e quais medidas são necessárias:
“Sem estratégia as chances de alguns likes em uma publicação determinar novos investimentos são grandes, e esta é uma péssima decisão de negócios” completa.