Segundo a Pantone, a cor de 2023 será “comunista” cobrando caro.

Esse título foi apenas um chamariz, fique tranquilo. Se você chegou até aqui deixa eu te contar sobre a cor do ano 2023 divulgada pela Pantone, é o Viva-Magenta.
Ok, e você deve estar se perguntando:

– E o Kiko?

Entendamos essa história toda como o Backstreet Boys, step by step.

Primeiro, saiba que a Pantone é uma empresa privada que desde o final dos anos 60 organiza as questões de cores através do seu sistema Pantone Matching System ou PMS. A partir daí, o que antes poderia se tornar uma surpresa completa na impressão começou a ser fiel e organizou o mundo da publicidade e impressão.

A partir desse momento, a Pantone começou a também ditar moda (principalmente para a moda, com o perdão do trocadilho) e anualmente divulga a tendência de cor para o ano seguinte. Em 2023 teremos o Viva-Magenta 18-1750, quase um vermelho que segundo a empresa:

“Vibra com energia e vigor. É uma sombra enraizada na natureza descendente da família vermelha e expressiva de um novo sinal de força. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa.

A Cor do Ano deste ano é poderosa e empoderadora. É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque. PANTONE 18-1750 Viva Magenta dá as boas-vindas a todos e a todos com a mesma energia de vida e espírito rebelde. É uma cor audaciosa, cheia de humor e inclusiva para todos”.

Conversei com a Dieniffer Busch, Diretora de Arte aqui da KAKOI, e ela me contou outra novidade que terá influência direta na vida de designers profissionais e deve se refletir nos preços pagos pela arte, a treta entre a Pantone e a Adobe:

A Pantone optou por entrar no popular mundo de assinaturas. Revelou também que a biblioteca de cores nos softwares da antiga parceira não era atualizada desde 2010. Agora, os profissionais que precisam utilizar o PMS em seus programas Adobe terão que assinar o plug-in do sistema de cores que custará o valor anual por R$ 450,99 (com desconto de 51% no lançamento) e R$ 75,99 na assinatura mensal.

Pô, Dieini, alguma coisa ainda é grátis?

Sim, olhar!

Assista o vídeo (em inglês) da cor do ano clicando aqui

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Ediney Giordani

Formado em Jornalismo, atualmente atua como Chão de Fábrica da KAKOI, Professor de Marketing, colunista na Ouro Verde FM. Também é apresentador de podcast e autor de 3 livros.

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