Os empreendedores do Brasil podem comemorar – e vender com mais facilidade. Desde o dia 11 de abril, a Meta lançou sua ferramenta de pagamentos através do WhatsApp, permitindo que qualquer pessoa consiga pagar pelo aplicativo usando cartões de crédito e débito para bandeiras Mastercard e Visa.
A novidade estará, em um primeiro momento, disponível exclusivamente para lojistas que utilizam o WhatsApp Business e as empresas maiores poderão aproveitar o recurso em um futuro bem próximo – e tudo através de parcerias com empresas de pagamentos como:
Confira as instituições bancárias que vão participar do pagamento pelo WhatsApp:
Banco do Brasil
Bradesco
BTG Pactual
Caixa
Inter
Mercado Pago
Neon
Next
Nubank
Santander
Sicoob
Sicredi
Um detalhe importante: os cartões Itaú também poderão ser aceitos em breve, ou seja, mais um caminho para os empreendedores venderem mais com o novo recurso.
O Brasil foi escolhido? Qual o motivo?
A escolha do Brasil foi bem estratégica: as pequenas empresas vão usar a versão gratuita do WhatsApp Business pelo alto volume de negociações que acontecem pela plataforma, assim como na Índia, considerado o maior mercado do WhatsApp.
Detalhe: os usuários também podem fazer pagamentos no meio corporativo apenas usando a API paga do mensageiro.
Esta é a evolução deste mercado de transferência entre pessoas físicas, já liberada desde 2021 que, agora, também terá a possibilidade de realizar pagamentos pelo WhatsApp.
Banco Central liberou!
A mudança acontece praticamente um mês depois do anúncio por parte do Banco Central (BC) sobre a aprovação do recurso. Após quase três anos discutindo o tema, o BC entendeu que o serviço não vai afetar a concorrência no setor de pagamentos, nem mesmo a eficiência e a privacidade de quem vai realizar as transações.
Como empreendedores podem fazer pagamentos pelo WhatsApp?
A Meta explicou a diferença nos formatos de utilização dentro do WhatsApp para quem vende e para quem compra:
Para quem vai comprar:
1 – Após abrir o WhatsApp, vá até a página inicial. Toque em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e, em seguida, “Pagamentos”
2 – Escolha a opção “Adicionar forma de pagamento” para criar uma conta
3 – Crie um PIN de pagamento Este PIN será uma senha para confirmar seu pagamento todas as vezes que uma compra acontecer. Lembrando que também é possível usar impressão digital ou reconhecimento facial – depende do smartphone
4 – Insira seus dados para verificar a identidade
5 – Acrescente as informações do cartão utilizado e confirme os dados
Assim que receber um pedido de pagamento da empresa, basta ir à opção “Revisar e Pagar” para concluir!
Para empreendedores
1 – Abra o WhatsApp, vá na aba de “Pedidos” e toque em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS
2 -Em seguida, toque em “Aceitar cartões de crédito e débito” em “Formas de pagamento”
3 – Agora, basta vincular a conta selecionando uma das três empresas citadas: Cielo, Mercado Pago ou Rede.
4 – Insira o e-mail ou ID associado à conta na plataforma de serviço financeiro escolhido para receber um código de confirmação e, assim, finalizar o processo para vincular a conta
5 – Para realizar a cobrança do cliente, crie um pedido com os itens do catálogo que foram escolhidos.
Todo o gerenciamento poderá ser feito dentro do WhatsApp Business, incluindo acompanhamento de pedidos, situação de pagamento e emitir reembolso.
Até quanto pode ser cobrado via WhatsApp?
O head do WhatsApp para a América Latina, Guilherme Horn, já declarou que poderá haver limites para o número ou valor de transações, Esses limites, ou travas, serão estabelecidos pelos emissores de cada cliente. Ainda não está definido como será, mas vai acontecer.
Guilherme Horn lembrou ainda que este pagamento pelo WhatsApp é complementar ao Pix, apesar de serem muito parecidos e, aparentemente, concorrentes, mas em breve WhatsApp poderá incluir o Pix.
Token de cartões
Último detalhe importante: as bandeiras Visa e Mastercard já avisaram que vão “tokenizar” seus cartões, ou seja, vão criar uma representação digital para ser armazenada, dando mais segurança e transparência para cada venda. Ou seja, nos casos de alguma modificação no celular, o processo precisará ser refeito.
Ficou mais fácil vender pelo WhatsApp, não é?