Se você estava trancado em uma caverna provavelmente não viu a notícia:
Virgínia Fonseca, a influenciadora, a mulher da base, a f*dona, faturou 22 milhões de reais em uma única live shopping de 13 horas de duração. No total, somente durante a live, Virgínia vendeu mais de 194 mil produtos.
? Notícia da Revista Quem, aqui
Agora a pergunta:
– Que raios é uma Live Shopping?
– Calma pequeno samurai, eu explico:
Live shopping é uma estratégia de marketing digital que combina elementos de e-commerce com uma experiência de compra interativa e ao vivo. Na prática, isso significa que marcas e empresas fazem transmissões ao vivo no Facebook, Instagram, TikTok, Telegram e/ou YouTube, onde apresentam seus produtos e interagem com os espectadores em tempo real.
No Brasil, uma forma de Live Shopping que vem ganhando adeptos entre a audiência e as lojas é o “live provador”. Nele, as influenciadoras, ou lojistas abrem uma live, normalmente no Instagram, para mostrarem os novos produtos disponíveis. Entram no provador, trocam de roupa e voltam para mostrar a audiência. Simples assim.
Durante a live, os espectadores podem fazer perguntas, comentários e, claro, compram os produtos diretamente da transmissão. Na maioria dos casos, e isso é muito importante, há descontos exclusivos e outras ofertas especiais, afinal, é preciso um incentivo para acompanhar até o final.
– Ah, Ediney, beleza entendi o que é isso. Agora tenho outra pergunta: como faz isso?
– Bora, lá!
1 – Escolha a plataforma certa: existem várias plataformas de live shopping disponíveis, incluindo Facebook, Instagram, YouTube e outras. Escolha a plataforma em que o seu público-alvo esteja.
2- Planeje sua transmissão ao vivo: planeje sua transmissão ao vivo com antecedência, incluindo o conteúdo que você apresentará, o cronograma da transmissão e qualquer promoção que você oferecerá, anuncie nos seus canais sociais e impulsione esse anúncio.
3 – Cuidado com iluminação e áudio. Vale a pena investir em iluminação e um bom microfone.
4 – Lembre-se, seja simpático, as pessoas estão doando o tempo delas para você, é mais do que obrigação.
5 – Mostre/teste os produtos ao vivo (ATENÇÃO: Se o seu produto for direcionado para SexShop não teste ao vivo, sua live irá cair – isso apenas no Onlyfans)
6 – Prepare-se para a interação. Afinal, é uma conversa!
O bom do live shopping é que qualquer empresa, de qualquer tamanho, pode trabalhar esse conceito. Com um trabalho bem feito de Redes Sociais, a diferença vem em forma de vendas!
Pegou essa dica? Qualquer dúvida, comenta!
Até.