Que a Black Friday é uma data que entrou em definitivo no calendário de vendas do Brasil não é novidade. O que evoluiu nesses últimos anos é como as agências ou departamentos de marketing atuam para criar as melhores estratégias para esta data importante.
Para Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação, é possível para empresas entrarem com tudo ainda em 2023 usando planejamento estratégico emergencial, a base de clientes já existentes e redes sociais:
“Ainda dá tempo de criar metas e identificar objetivos mesmo em poucos dias. A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, portanto quem ainda quiser alcançar esta data com planejamento e foco no público-alvo para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, precisa correr.
O especialista explica que a Black Friday vem acompanhada de milhares de marcas disputando a atenção dos mesmos consumidores. Quando uma empresa não tem nada definido com antecedência, a melhor estratégia é usar o que já tem de maneira adaptada.
O objetivo deve seguir o orçamento disponível e o público-alvo, com este pouco tempo, precisa ser o mesmo que a empresa vem conquistando ao longo do ano. O trunfo é usar a base de clientes que criar algo para estes dias, aproveitando anúncios e canais disponíveis:
“O ideal seria fazer campanhas de expectativa com alguns dias de antecipação, negociar com fornecedores e criar algo realmente diferente. Mas com tempo limitado, o que se deve fazer é criar peças de redes sociais mais diretas para concorrer com quem já está fazendo campanhas de expectativa há algumas semanas. Sem invenção e apostando no que o seu público já conhece”
Salvando a Black Friday
Para “salvar” a data, criar uma campanha rápida de publicidade digital com mensagens diretas deve ser prioridade. Uma das apostas é focar em condições especiais que sejam fáceis de aplicar:
“Quando se trabalha com quem já acompanha seu negócio, há mais chances dos anúncios serem vistos por pessoas que vem demonstrando interesse no que o seu negócio vende. Em pouco tempo, a única maneira de atingir um público novo é através da estratégia “lookalike””.
Oferecer descontos e promoções atraentes que sejam fáceis de serem aplicadas, com anúncios criativos e chamativos, tem mais chance de vendas do que começar a criar um novo segmento.
Para Ediney, a lição é: dá para fazer algo, sim, mas já pensando na próxima Black Friday. Com poucas semanas, o mais certo é usar a base adquirida e oferecer descontos que não impactam o caixa:
“Vamos lembrar que, nesta situação, a empresa não planejou nada, não tem estoque para a demanda e com certeza a negociação com fornecedores não foi pensada para esta data. É preciso trabalhar com o que tem, sem afetar a operação” completa o especialista.