redes sociais

Redes sociais: quais são os desafios para as marcas após a saída do X no Brasil?

Desde que o antigo Twitter, atual X, foi removido no Brasil após descumprir decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o debate que se levantou no meio da comunicação gira em torno da importância das empresas manterem sua presença no maior número de redes sociais possível.

Por que é importante estar presente em várias redes sociais?

Para Ediney Giordani, especialista da KAKOI Comunicação, estar em diversas redes sociais não é apenas saudável para a comunicação institucional, mas resguarda estratégias de comunicação quando um evento como este acontece:

“Quando o Orkut acabou, por exemplo, muitas empresas se viram perdidas na comunicação, principalmente aquelas que publicavam exclusivamente naquela plataforma. Temos que lembrar que as redes sociais podem acabar, fechar ou, neste caso do X, serem banidas por uma decisão judicial. O estrago na estratégia para empresas que só fazem postagens em uma única rede é incalculável. Vale o antigo ditado: nunca coloque seus ovos em uma só cesta”.

O que pode acontecer se uma empresa focar em apenas uma rede social?

O especialista lembra que empresas que se restringem a utilizar exclusivamente uma única plataforma podem perder todo o seu legado quando a rede escolhida resolver acabar com a operação. O ideal é sempre ter um plano B, como vemos com frequência com as quedas do WhatsApp em que o Telegram é prontamente usado.

Quais são os desafios para as marcas após a saída do X no Brasil?

Desde que o antigo Twitter, atual X, foi removido no Brasil após descumprir decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o debate que se levantou no meio da comunicação gira em torno da importância das empresas manterem sua presença no maior número de redes sociais possível.

Por que é importante estar presente em várias redes sociais?

Para Ediney Giordani, especialista da KAKOI Comunicação, estar em diversas redes sociais não é apenas saudável para a comunicação institucional, mas resguarda estratégias de comunicação quando um evento como este acontece:

“Quando o Orkut acabou, por exemplo, muitas empresas se viram perdidas na comunicação, principalmente aquelas que publicavam exclusivamente naquela plataforma. Temos que lembrar que as redes sociais podem acabar, fechar ou, neste caso do X, serem banidas por uma decisão judicial. O estrago na estratégia para empresas que só fazem postagens em uma única rede é incalculável. Vale o antigo ditado: nunca coloque seus ovos em uma só cesta”.

O que pode acontecer se uma empresa focar em apenas uma rede social?

O especialista lembra que empresas que se restringem a utilizar exclusivamente uma única plataforma podem perder todo o seu legado quando a rede escolhida resolver acabar com a operação. O ideal é sempre ter um plano B, como vemos com frequência com as quedas do WhatsApp em que o Telegram é prontamente usado:

“O público está em diversas redes sociais e é uma ação perigosa focar apenas em uma. A interação não se restringe a um único espaço. Se a comunicação de uma empresa estiver apenas no Instagram, por exemplo, e do nada a rede social mudar ou acabar, prejudicará a visibilidade e, claro, as vendas”.

Como diversificar a presença digital da empresa?

Do ponto de vista de estratégia de marketing digital, o correto é diversificar e marcar presença igualmente em todas as redes sociais, principalmente quando há campanhas de vendas e engajamento.

Como manter a coerência ao utilizar diferentes redes sociais?

Ediney lembra que cada rede social tem suas características, portanto, para manter a coerência, uma equipe de comunicação com atenção redobrada em social media faz toda a diferença:

“Uma mesma peça pode ter linguagens e abordagens diferentes em cada rede social, já que todas têm características diferentes a serem exploradas. Uma mensagem em vídeo no YouTube é diferente de um carrossel de imagens no Facebook, pois cada plataforma tem sua métrica, suas características” finaliza o especialista.

 

“O público está em diversas redes sociais e é uma ação perigosa focar apenas em uma. A interação não se restringe a um único espaço. Se a comunicação de uma empresa estiver apenas no Instagram, por exemplo, e do nada a rede social mudar ou acabar, prejudicará a visibilidade e, claro, as vendas”.

Como diversificar a presença digital da empresa?

Do ponto de vista de estratégia de marketing digital, o correto é diversificar e marcar presença igualmente em todas as redes sociais, principalmente quando há campanhas de vendas e engajamento.

Como manter a coerência ao utilizar diferentes redes sociais?

Ediney lembra que cada rede social tem suas características, portanto, para manter a coerência, uma equipe de comunicação com atenção redobrada em social media faz toda a diferença:

“Uma mesma peça pode ter linguagens e abordagens diferentes em cada rede social, já que todas têm características diferentes a serem exploradas. Uma mensagem em vídeo no YouTube é diferente de um carrossel de imagens no Facebook, pois cada plataforma tem sua métrica, suas características” finaliza o especialista.

 

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.