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Landing page ou site de venda: qual solução vende mais? Entenda qual é a melhor opção para o seu negócio.

Uma loja de materiais esportivos é campeã de vendas em diversos segmentos, como camisas oficiais de futebol e calçados para maratona –  mas não consegue vender suas raquetes de tênis. E olha que eles só têm o melhor do esporte do Guga, mas não adianta.

É bom lembrar que o site já está bem posicionado e vende muito… menos, claro, as famigeradas raquetes de tênis.

O que fazer para vender esse material para quem joga tênis?

– Uma promoção na home do site com pop-up? Boa ideia, mas o público chega ali por outros produtos…
– Fazer disparo de email marketing? Uma boa ideia também, mas há essa lista qualificada?

Se não tiver, nem adianta tentar…

Que tal uma página exclusiva para raquetes, com nome próprio, sem distrações de outros produtos, focada em raquetes, estruturada para ser encontrada apenas por pessoas que precisam desse produto? 


Bem-vindo à landing page, uma página dedicada para venda exclusiva.

 

A KAKOI Comunicação vai explicar tudo, mas vamos por partes!

E atenção: neste texto, vamos focar na diferença entre sites oficial e Landing Page para vendas apenas, maravilha?

 

Vamos começar com o site oficial!

O que é um site oficial e qual a sua função para empresas?

É o endereço oficial, uma coleção de várias páginas no mesmo domínio. Vai ter todas as informações do seu negócio: o contato oficial, páginas de produtos ou serviços. É como se fosse a loja física.


O site oficial cria confiança no cliente?

Claro, desde que bem estruturado, informativo e com potencial para gerar credibilidade.

O site oficial melhora o meu alcance?

Vai melhorar sim. O site permite que seu negócio esteja em qualquer lugar, do interior do Rio de Janeiro até a capital da Nigéria. Todo mundo pode entrar e conferir seus produtos ou serviços.

O site oficial sempre estará vendendo?

Se for um e-commerce, sim, 24 horas, sete dias por semana. Moleza! Um site bem estruturado não perde vendas, desde que seu sistema esteja em sintonia com o estoque e formas de pagamento.

O site oficial, bem estruturado, aumenta as vendas?

Vamos lá! Já tem confiança do cliente? Tem alcance? Vende a qualquer momento do dia e da noite? O cliente confia na forma de pagamento? Sim, seu site pode ser uma máquina de vendas.

Agora chegou a hora de falar da landing page, ou LP para os íntimos!

O que é uma landing page e como ela se diferencia do site oficial?

Landing page é a página dedicada para alguma ação — neste exemplo da loja de materiais esportivos, vender raquetes de tênis. A ideia é converter visitantes em leads, diferente de um ecommerce tradicional que recebe compradores de todos os produtos.

A landing page é focada apenas em uma linha ou produto?

Pense assim: no site oficial, a pessoa que chega procurando um calçado de corrida não vai procurar uma raquete. A landing page é específica e será construída para chegar em quem está querendo comprar raquetes, sem distrações.

A landing page substitui minha página oficial?

Nem pense nisso: é uma página dedicada, não precisa tirar do ar sua página oficial — até mesmo porque ela já deve ter seu público comprando faz tempo.

A landing page ajuda na conversão de qual maneira?

É assim: a LP utiliza uma estrutura simplificada, sem distrações, sem menus complicados, sem links para outras páginas e, o melhor, sem outros produtos que possam distrair. É para vender mesmo.

A landing page converte?

Por serem extremamente focadas, as LP transformam meros visitantes em futuros compradores que chegaram no lugar certo.

A landing page pode ser encarada como uma ferramenta para criar o famoso funil de vendas?

Isso mesmo, está pegando o espírito da coisa! Landing page é perfeita para capturar todas as informações de contato e criar esses funis de vendas. Se não vender de primeira, seu time de colaboradores já tem com o que trabalhar em outras ações.

Resumindo esta batalha entre site oficial e landing page

Você precisa de um site oficial para:

  • Construir sua presença online de forma sólida e oficial;
  • Apresentar sua marca para todo mundo;
  • Entregar todas as informações sobre seus produtos e serviços;
  • Aumentar presença online;
  • Criar uma relação de confiança com seus clientes.


Você precisa de uma landing page para:

  • Gerar leads para um determinado produto;
  • Aumentar as vendas de algum produto novo que precise de divulgação maior;
  • Vender algum produto que não está performando muito bem no site oficial;
  • Criar uma estratégia para converter visitantes em clientes ou, se desejar, captar dados para funil de vendas.


É indicado usar site oficial e landing page ao mesmo tempo?

Claro, é uma estratégia. Que tal combinar, por exemplo, um site para divulgar a marca, gerando confiança e direcionando para a landing page que vai “fisgar” seus possíveis clientes? O que está em jogo é a presença digital.

A KAKOI Comunicação recomenda alinhar seus objetivos com todas as estratégias online possíveis.

 

Agora, se você ainda acha que, por milagre, uma página que é reconhecida como uma das maiores do Brasil em camisas de futebol vai começar a vender raquetes como camisas oficiais da seleção, é melhor recalcular a rota e criar uma LP urgentemente.

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Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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