A época de ouro do comércio está se aproximando, com a Black Friday e, claro, a maior de todas as datas: o Natal. Mas um erro se repete todos os anos: a falta de preparação.
Segundo Thiago Andrade, gestor de redes sociais da KAKOI Comunicação, o tempo pode ser amigo ou inimigo das vendas digitais, a depender do nível de como cada empresa usou seus ativos digitais:
“Vamos imaginar uma loja de roupas, por exemplo. Se deixar para a última hora, não haverá estratégia, nem landing page, nem mesmo configuração de anúncios para incrementar os resultados. Dá para fazer? Dá! Mas o gasto e o esforço serão muito maiores”, conta Andrade.
Somente no período de festas de 2024, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas digitais alcançaram aproximadamente R$ 26 bilhões, um crescimento de 20% em relação a 2023.
Andrade conta que o período mínimo ideal de antecedência para as vendas de fim de ano é de 60 dias. Nesse período, a marca define os “produtos de ataque”, cria a landing page (página de vendas direta), monta os anúncios e planeja os posts.
“Quando trabalhamos com estratégia, todos os pontos devem estar alinhados. Fazer ações isoladas custa caro, é pouco eficaz e traz a sensação de falta de resultado. Se a verba é limitada, o ideal é começar agora e concentrar as vendas em um período menor. Assim, o resultado irá aparecer. Nesse caso, o marketing vira receita de bolo”, finaliza Andrade.



