Sabe como atrair mais público para o seu negócio online? Utilizando o Google Ads – antigo Google Adwords! Mas, atenção: não basta apenas jogar algumas palavras-chaves, investir dinheiro e esperar que os seus objetivos sejam alcançados em uma semana ou duas – na verdade, a gestão destes anúncios são uma arte dinâmica que requer atenção, estratégia e monitoramento constante, sem isso, as suas chances de sucesso são diminutas.
Preparamos seis dicas para que a sua campanha de Google Ads funcione e principalmente traga conversões
1 – Tenha Clareza em seu objetivo
Saber o que você busca é o principal ponto de início de qualquer campanha, não há resposta certa. Você pode precisar de branding, ou seja, apenas ter a marca conhecida, aqui a gente tem uma estratégia, você precisa de leads, aí é outra, ou tem um e-commerce e precisa vender, uma terceira e assim por diante. Não tem regra fechada, cada cliente sabe o objetivo que precisa alcançar e este deve ser amplamente compartilhado com a agência.
2 – Pense como cliente
Qual tipo de anúncio faria uma pessoa se tornar seu cliente? Ou melhor, qual anúncio faria você se tornar um cliente? Pense que seus anúncios precisam atrair a atenção de quem você quer e despertar o interesse dele é parte da criação da sua campanha. Converse e convença este público através de ações certeiras
3 – O consumidor é dinâmico
Pense mobile. Seus consumidores usam smartphone! Suas campanhas precisam ser direcionados para celular e isso permite mensagens mais personalizadas para dispositivos móveis que – é a realidade do momento. Otimizar campanhas para dispositivos móveis traz mais taxas de conversão e uma experiência agradável – e ágil – para o usuário final.
4 – Landing Pages campeãs
As landing pages precisam ser efetivas. simples, chamativas, informativas e principalmente, converter. Uma landing page bem construída não pode ter confusão de informação, tudo tem que ser absolutamente claro. O que eu ofereço, como, por quanto e o que o internauta deve fazer para receber a recompensa oferecida.
5 – Rastreamento sempre!
É importante saber quais palavras-chaves estão causando impacto nas vendas ou trazendo novos leads. A melhor e mais segura maneira de fazer este controle é configurar o rastreamento de conversões. Acredite, é importante saber de onde veio uma conversão (compras, inscrição ou contato mesmo) para saber quais ações estão indo bem e onde precisa melhorar.
6 – Monitoramento constante
Fazer o monitoramento periodicamente é a chave do sucesso também! Esta análise reduz custos de campanha, pois, elimina palavras-chave que não trazem nenhum resultado e só atrapalham ou ainda tem o público errado. O ideal é ajustar o Google Ads ao longo da duração de cada campanha, mudando na medida em que ela está em andamento e aproveitando possíveis movimentos de mercado. Pausar palavras-chave e anúncios com baixas taxas de cliques são situações estratégicas que não torram o seu orçamento.
Cada campanha é criada a partir da premissa de palavras-chaves e público alvo, esse é o início de tudo, mas é preciso que seja executado ajustes constantes, veja, por exemplo, você vende violões e coloca como palavra chave – venda de violão. No monitoramento descobre que as pessoas estão chegando até você pela palavra chave “Aulas de violão grátis”. Este é um exemplo bobo, porém, extremamente comum, neste caso basta negativar a palavra e você economizará muito dinheiro.