PROCURANDO ALGO?

Como escolher a melhor hospedagem para o seu site

Data: 1 de dezembro de 2014
Autor: KAKOI

hospedagemSerá que o seu conteúdo está seguro na web? Como tudo na vida, existem riscos na hora de publicar as suas informações e elas se perderem por aí – seja por má gestão da hospedagem, seja por invasores cibernéticos, seja por N motivos. Walter Jaworski, programador da kakoi Comunicação, esclarece quais são os principais detalhes na hora de contratar um serviço de hospedagem para evitar dores de cabeça futuras.

Segurança total: isso exite?
O sonho de todo mundo é uma hospedagem que seja 100% segura contra tudo (invasores,quedas no sistema, etc) mas será que isso é possível ou é pedir demais? Walter afirma que não existe nenhum sistema totalmente seguro, mas que alguns cuidados precisam ser analisados.

“Em se tratando de servidores de hospedagem, vai depender de diversos fatores como se a máquina é monitorada, como é o seu sistema operacional, suas configurações, seus softwares e etc. Algo que pode ajudar na questão de segurança é ter uma rotina de backup ou mesmo serviços que ofereçam espelhos, que são máquinas ‘reservas’ que possuem o mesmo conteúdo. Desta forma, se a máquina principal que hospeda o site sofrer alguma atividade anormal, a máquina reserva entra em ação pra suprir a necessidade” explica Walter Jaworski.

Reclamações por todas as partes
O número elevado de reclamações por parte de usuários em quase todas as hospedagens não assusta Walter. Para o programador da kakoi, isso ocorre pois não existe um padrão entre servidores de hospedagens. “Nem sempre o que funciona sem problemas em um servidor irá funcionar exatamente da mesma forma em outro. Por isso é importante ficar atento com as especificações do plano contratado e evitar possíveis surpresas”.

Barato sai caro?
E a tentação de contratar uma empresa que tenha uma hospedagem barata demais: dá para desconfiar? Waler recomenda cautela quando a oportunidade surgir, pois é difícil analisar qual seria o custo x qualidade de maneira direta. “Se fizer uma
comparação entre planos semelhantes de diversas empresas, aí sim será possível ver que, apesar de
vários recursos em comum, os valores são diferentes. Se tiver paciência e o programador souber analisar todos os detalhes técnicos, é possível encontrar um bom servidor por um preço bem em conta” disse Walter.

O atendimento ao consumidor com qualidade
O suporte é fundamental para a boa manutenção e evitar surpresas em uma hospedagem. Walter explica que a maioria das empresas apresentam um Wiki (um sistema que ficou conhecido devido ao Wikipedia, com perguntas frequentes e alguns tutoriais) aos seus clientes. “Outras empresas fornecem, além do wiki, suporte por e-mail (Ticket), chat e telefone. Uma empresa americana buscou, recentemente, ir além destes meios e, por ter um público alvo mais
avançado, criou uma comunidade envolvendo troca de experiência e permitindo que seus usuários postem tanto perguntas quanto respostas” ilustra Walter.

Portanto, é bom ficar atento com quais serviços e vantagens a contratada pode oferecer.

Passos iniciais
Walter listou alguns itens que precisam ser analisados antes de fechar negócio, a começar com o planejamento. “Este é o passo inicial. Desta forma é possível filtrar a busca pelo servidor para que o escolhido atenda perfeitamente suas necessidades”.

O próximo passo é analisar qual o espaço da hospedagem e a largura de banda. “O primeiro é o espaço disponível para seu site, seus e-mails (caso utilize webmail) e arquivos. O segundo envolve o tráfego geral ou seja, a quantidade de acessos a esta máquina. Para cada visita ao seu site ou cada v, o navegador envia uma requisição dos arquivos no servidor, assim como para cada vez que entrar/atualizar seu e-mail” conclui Walter.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 

VOLTAR