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La Casa de Papel e suas lições de gestão e comunicação

La Casa de Papel é uma série de sucesso inquestionável. Gostar ou não dela é questão puramente de gosto, mas questionar o fascínio que ela desperta na audiência é miopia. O cinema, a TV, via de regra nos trazem lições importantes, seja de vida, seja de negócios, e esta não é diferente. Se você ainda não assistiu a série, ou só assistiu parte dela, não se preocupe, não tem spoilers no texto. Zero, nós só vamos enumerar lições que a série nos apresenta para o mundo da gestão e da comunicação.

4 lições de La Casa de Papel para o seu negócio.

1 – Planejamento é o mestre e a ti, seguirei.
Cada detalhe da série é meticulosamente planejado pelo “Professor”. Não há espaço para “achar”, para especular, ele estudou, se preparou e quando o momento certo chegou, com os membros certos, ele agiu. Nos negócios, normalmente tendemos ao improviso, não ter um norte a ser seguido. Também é comum as organizações serem surpreendidas pelas situações, tecnologias ou concorrentes e isso concorre contra a empresa. Então, comece a seguir a lição 01. Planeje tudo e com muito antecedência.

2 – Conhecer o concorrente é vencê-lo em seu campo.
Cada minuto que você passa estudando o seu concorrente é um tempo que você está a frente dele. Fazemos tudo diferentes uns dos outros, seja no preço, na logística, no atendimento ou na comunicação, cada um de nós é diferente entre si, então, estudar os pontos fortes do seu concorrente, adaptá-los ao seu negócio e fazer isso trabalhar a seu favor, trará sucesso à longo prazo e deixará você em vantagem em qualquer negociação.

3 – O mercado vai mudar e você precisa saber disso.
Um dia você era o mestre da fotografia e as revelava como ninguém, no outro, ninguém mais revela fotos, os filmes não existem mais. Hoje a sua comunidade do Orkut é um sucesso, amanhã ela não existe mais e seu concorrente já o manda chuvas de um tal de Facebook. Tudo mudo, sempre e essa é a única constante da vida. Nos negócios não é diferente. Esteja preparado para qualquer movimento do mercado. Se antecipe à eles. Use o monitoramento constante de informações, procedimentos e padrões de consumo para a tarefa. Monitorar comentários em menções em redes sociais, por exemplo, é uma destas tarefas.

4 – Em algum momento, algo vai dar errado.
Não adianta, o imprevisto existe. Ele vai aparecer e muito provavelmente você não conseguirá detectar esse movimento, seja uma negociação absurda que o seu concorrente fez com um fornecedor e jogou os preços lá em baixo, seja uma loja que abriu ao lado da sua, seja uma tempestade que apareceu e molhou o seu estoque. Você precisa estar preparado, e isso não é tudo. Ter um único funcionário especialista em algo, é bom, mas pode dar muito errado, a qualquer momento ele pode sair, errar, ser demitido ou ainda morrer. E aí? Estudar cenários fará com que você esteja um passo a frente de situações que hoje parecem absurdas. Treine suas equipes.

A sua gestão pode não contar com a genialidade do “Professor” ou ainda sua empresa pode não contar com uma equipe tão heterogênea como a da La Casa de Papel, mas estar atento ao trabalho em equipe, ao treinamento constante para todos os funcionários vai fazer sua empresa performar muito mais que seus concorrentes, operar com previsibilidade é operar com calma e tranquilidade, é essencialmente, tomar decisões melhores.

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Por Ediney Giordani
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Boas Práticas, marketing