A revolução no varejo digital chegou em formato de vídeo curto. Com o lançamento oficial do TikTok Shop no Brasil, empresas, influenciadores e consumidores passam a contar com uma vitrine interativa e dinâmica dentro da plataforma. Grandes marcas brasileiras como Riachuelo e Natura testam formatos e se aproximam da geração Z com estratégias voltadas para a ferramenta.
A nova funcionalidade permite que produtos sejam vendidos enquanto vídeos ou lives são exibidos. De acordo com Hallana Ávila, Head de Marketing Advertising da KAKOI Comunicação, essa tendência, já consolidada na China e em outros países da Ásia, tem tudo para se tornar um novo canal de vendas massivo no Brasil:
“Trata-se de uma quebra de paradigma. O conteúdo deixa de ser apenas uma ferramenta de divulgação e passa a ser o próprio ponto de venda. A interação acontece em tempo real, o engajamento vira conversão e o entretenimento se transforma em estratégia comercial”, explica Hallana.
Como funciona o TikTok Shop?
Empresas e criadores de conteúdo com contas comerciais podem cadastrar seus produtos na aba “Vitrine”. Durante as lives ou nos vídeos publicados, os produtos aparecem como botões clicáveis.
O usuário interessado pode comprar ali mesmo, sem sair da plataforma.A usabilidade é simples e a experiência de compra se integra à dinâmica de consumo de conteúdo:
“A lógica é parecida com um shopping center dentro do TikTok, onde o cliente navega por vídeos até encontrar o que deseja. É a união perfeita entre marketing de influência, e-commerce e entretenimento”, detalha Ávila.
De acordo com a rede social, qualquer negócio que comercialize produtos físicos pode se cadastrar na plataforma, por meio do TikTok Seller Center. Após o cadastro e aprovação (que leva até 4 dias), os produtos podem ser listados para venda.Para criadores de conteúdo que ainda não possuem uma loja, a plataforma também oferece a possibilidade de se tornarem afiliados e promoverem produtos de terceiros.
Empreendedores que já enfrentam desafios com fluxo de clientes no ponto físico podem transformar horários ociosos em sessões de venda ao vivo. É uma chance de ampliar o alcance e vender de forma consistente e com baixo investimento:
“Use linguagem autêntica e conteúdo envolvente para engajar; Aposte em tendências e utilize músicas em alta; Mantenha consistência na produção de conteúdo”indica Hallana.