LinkedIn apresenta novo layout da versão desktop

O ano de 2017 começou cheio de atualizações nas redes sociais. Depois de o Facebook e o Google+ anunciarem novidades, o LinkedIn lançou em 19 de janeiro um redesign completo na sua versão para desktop buscando dar mais atenção para conversas e conteúdo. Essa é a maior atualização desde o lançamento da rede social voltada para profissionais, ocorrido em 2002.

No anúncio do lançamento, feito no blog da companhia, o diretor de engenharia Chris Pruett disse que a ideia é proporcionar uma experiência mais intuitiva, rápida e que crie mais valor para o usuário.

Mas o que muda na prática no novo design do LinkedIn?
1) Busca mais intuitiva
Essa é uma das mudanças mais importantes da atualização. A barra de busca do LinkedIn agora é universal, permitindo encontrar pessoas, empregos, companhias, grupos e cursos. É possível refinar a pesquisa usando opções de filtro. Em breve, será possível também pesquisar por postagens.

2) Navegação ágil
Agora, há sete áreas principais na barra de navegação superior:

  • Início (que contém o feed de notícias);
  • Minha Rede;
  • Vagas;
  • Mensagens;
  • Notificações;
  • Eu (onde é possível atualizar o perfil, além de acessar configurações de privacidade);
  • Barra de busca.

Além disso, o botão “Mais”, localizado na extrema direita, leva para outras soluções oferecidas pelo LinkedIn, como a plataforma de cursos LinkedIn Learning.

3) Mensagens inteligentes
Com a opção de enviar mensagens em tempo real, por meio de um chat similar ao do Facebook, o usuário pode iniciar conversas a partir de qualquer página – antes, era necessário ir até a página dedicada às mensagens.

Também serão colocados insights pela rede social para ajudar a quebrar o gelo na hora de iniciar conversas e se conectar com alguma oportunidade – se você vir um anúncio de emprego interessante, por exemplo, o LinkedIn vai sugerir alguém na sua rede de contatos que trabalha na mesma companhia.

3) Feed de notícias mais rico
Com uma combinação de algoritmos e editores humanos trabalhando em conjunto, a atualização promete trazer para o topo do feed os conteúdos mais interessantes de pessoas e publicações favoritas de cada usuário. O comunicado também diz que “serão adicionadas novas maneiras para mergulhar fundo em tópicos específicos que são relevantes para você”, mas não especifica como exatamente.

4) Insights
Outra novidade é a tentativa de trazer mais insights sobre quem vê os conteúdos que você posta no LinkedIn. Agora é possível ver quem está lendo e engajando com o conteúdo que você compartilha, o que inclui informações como companhia, cargo e localização de que está interessado no seu post.

5) Sugestões para seu perfil
É possível ver com mais facilidade o que você precisa atualizar para ter seu melhor currículo – por exemplo, habilidades baseadas no que os seus recrutadores estão procurando.

Como utilizar a nova busca do LinkedIn?
A nova busca do LinkedIn é uma das mudanças mais significativas dessa atualização. Para ajudar você a encontrar tudo o que precisa dentro da rede social, confira abaixo algumas dicas.

1) Se você quer buscar por uma pessoa específica

  • Digite o nome da pessoa na caixa de busca;
  • Você pode selecionar dentre as sugestões que aparecerem ou apertar enter e ir para a página de resultados de busca;
  • Nessa página, é possível clicar no filtro Pessoas para ver somente perfis de pessoas nos resultados. Também dá para refinar a busca usando opções de filtros como localização, companhia, companhia passada, indústria e local em que estudou.
  • A partir dessa página de resultados, selecione o nome de um usuário para ver seu perfil. Aqui você pode enviar uma mensagem, adicioná-lo ou segui-lo para interagir futuramente.

2) Se você quer buscar e adicionar um alerta para um cargo, universidade ou empresa

  • Digite um cargo ou empresa na caixa de busca, selecionando da lista que aparece ou indo para a página de resultados
  • Refine os resultados clicando no filtro de empregos, usando opções como localização e companhia
  • Se quiser definir um alerta para um emprego ou companhia específicos, é possível fazê-lo. Uma vez que você digitou sua busca, clique em criar alerta de busca e defina para receber um alerta por email ou mensagem de texto quando novos empregos forem incluídos na plataforma.

3) Operações de busca

Para quem prefere pesquisar sem sair da caixa de busca, o LinkedIn adicionou cinco operações de busca:

  • firstname (para encontrar usuários com base no primeiro nome deles);
  • lastname (no sobrenome);
  • title (cargo);
  • company (empresa em que trabalham atualmente);
  • school (onde estudaram).

Mais detalhes de como utilizá-las estão disponíveis na página de ajuda do LinkedIn.

Fonte: Resultados Digitais

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

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