O TikTok se consolidou como uma força inacreditável nas redes sociais, especialmente no Brasil, claro, com a nossa gente e a nossa mistura, vem a criatividade e com ela terreno fértil para crescimento em diversos canais e diferentes públicos. O relatório “TikTok no Brasil 2024”, elaborado pelo Opinion Box, surpreendeu a “geral” dos marketeiros tupiniquins mostrando os comportamentos, preferências e tendências que cercam essa plataforma. Com mais de 1.008 usuários entrevistados, este documento revela dados sensíveis para marcas, criadores de conteúdo e curiosos digitais.
Perfil dos Usuários: Ok, essa me pegou. Até ano passado os dados eram totalmente diferentes. Como diria Homer Simpson, senão vejamos:
A pesquisa destaca que usuários dos 30 aos 49 anos (45%), (isso mesmo, você não leu errado) seguido por jovens adultos de 18 a 29 anos (30%). Surpreendentemente, 25% dos entrevistados têm 50 anos ou mais, desafiando o estereótipo geral, o comum, a boca pequena, o disse que me disse, a fofoca, de que o TikTok é um reduto exclusivo da geração Z.
O que não mudou é classe social da galera: classes CDE (70%).
Engajamento Diário: O relatório mostra um engajamento gigantauro, com 70% dos usuários acessando o aplicativo diariamente e olha só: 40% dos entrevistados aderiram ao TikTok no último ano. Este dado sinaliza uma crescente adesão e um potencial enorme para marcas e criadores.
Conteúdo: Humor, música e saúde/fitness dominam as preferências de conteúdo aqui, não temos novidades. Mas, é importante sempre lembrar do público-alvo. Já mostramos que uma parcela significativa de cada faixa etária está no TikTok, é preciso mostrar para eles também um conteúdo cativante e diversificado.
O poder magnífico Power Rangers da influência no TT
33% dos usuários já realizaram compras influenciadas pelo que viram no TikTok, ou seja, vende!
34% dos entrevistados se sintam atraídos por anúncios relevantes.
34% tem irritação com conteúdos publicitários não alinhados aos seus interesses. Isso mostra a importância de uma segmentação precisa e conteúdo de anúncio de fato alinhado com o público-alvo.
38% dos usuários dizem que compraram produtos baseados em recomendações no TikTok.
36% evitaram certos produtos devido a críticas na plataforma, evidenciando o impacto significativo dos influenciadores nas decisões de compra.
E agora Mister M?
Para marcas e profissionais de marketing, o relatório mostra a necessidade de adaptação às novas realidades digitais, e rápido. Estar ou não no TikTok não é mais uma opção, mas uma necessidade para quem busca conectar-se com um público amplo e diversificado.
Seja através da criação de conteúdo original que encontre os interesses do público-alvo, seja otimizando campanhas publicitárias para garantir relevância e interesse, o TikTok demonstra ser um campo fértil para inovação e conexão.
Então, pequeno Padawan, o negócio é arregaçar as mangas, tirar o preconceito da mente e começar a gerar vídeos cativantes. Não tem saída, não tem choro e nem vela, só trabalho mesmo!
Dados fornecidos pelo “Relatório TikTok no Brasil 2024” do Opinion Box,