Público alvo não é todo mundo, entenda como definir.

Toda empresa tem como objetivo principal, vender. Isso é claro, sem vender você não cresce, não paga as contas, não dá aumento de salário, enfim, é preciso vender, mas para isso é necessário conhecer o seu público alvo, e não, não é todo mundo.

– Ah, mas meu produto ou serviço serve para todo mundo, de 18 a 70 anos, todo mundo pode ter o meu produto.

Sim, todo mundo PODE ter o seu produto, mas não, não é todo mundo que PRECISA ou QUER ter o seu produto.

O público alvo, ou seja, para quem você quer mirar sua estratégia de comunicação, diz respeito a uma faixa e não a um todo.

Tá complicado? Vou explicar melhor.

Nas melhores práticas de comunicação, a receita era certa: definia-se um público alvo e isso era tudo o que você precisava saber para vender. Dentro desse público há algo denominado “Persona” e ela funciona como um representante do seu público, mais ou menos, ela é o esteriótipo do seu cliente. Mas, isso mudou, vamos entender, não sem antes definir o termo, Persona.

Persona é exatamente como o nome diz, uma pessoa. É como se fosse a definição de um ser abstrato que retrata o mais fielmente possível o seu cliente, por exemplo, a persona da empresa X chama Ana, tem 18 anos, faz faculdade na área de humanas, usa transporte público e roupas descoladas, tem uma tatuagem e, é engajada com a causa animal.

Este é um exemplo genérico de persona muito utilizado pelo mercadoa até hoje. Aos poucos este modelo vai sendo substituído pelo de “costumes”.

Ok, ok, estou ensaiando dar um bug no seu cérebro, mas não se afobe, vou explicar.

Se antes a persona resolvia a tua vida (entenda que esse modelo ainda é útil e extremamente utilizado), agora precisamos falar sobre costumes, aí um público alvo seria mais ou menos assim:

Engajado com causas sociais, utiliza transporte público, é pai, e adora ler.

Viram a diferença? Não estamos mais focando na idade ou na profissão do público, mas sim, nos hábitos de consumo e costumes culturais. Isso muda tudo.

Ainda não entenderam? Então vamos exemplificar.

Imagina dois homens. Nasceram na mesma cidade e no mesmo ano. Ambos trabalham na mesma empresa e ganham o mesmo salário. Ou seja, mesmo público alvo, certo? Não, claro que não.

Eles são casados? Tem filhos? São engajados? Se você for vender carros, será o mesmo? Para o solteiro é o tipo esportivo, para o pai,  SUV. Tudo é diferente.

Por isso, meus queridos, quando perguntarem para você qual é o seu público alvo, entenda que responder “todo mundo” tá errado, fará com sua comunicação seja abrangente demais, menos efetiva e adivinha… você vai gastar mais, com menos resultados.

Leia Também sobre:
SEO Local
10 Dicas de Ouro para Redes Sociais

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.

toto slot toto 4d togel slot rupiahtoto