Streaming, vídeos online, assinaturas esportivas, podcasts, estas são as molas propulsoras do potencial comercial e de investimentos no Brasil até 2023.
Então, aquela pergunta se o digital teria força para suplantar o tradicional (rádio, tv, jornal) já tem sua resposta, sim, e, é “amanhã”.
Os números foram revelados pela Consultoria PwC na Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia. A pesquisa conta com dados em 53 países e confirma que o investimento em digital deve superar os 468 bilhões de dólares até 2023 e assim, ultrapassando os gastos com os veículos tradicionais que se manterão estáveis em 333 bilhões de dólares
Nota pessoal: Acho muito, não acredito que o valor do tradicional ficará estável, deve cair ainda mais.
Em %, hoje o digital responde por 30% da verba total de publicidade deve alcançar mais de 50%. No Brasil, os números não serão diferentes, mas, segundo o estudo ainda não deve passar o tradicional. Irá pular de 3 para 6 bilhões e o tradicional se manterá em 7 bilhões.
Nota pessoal 2: De novo, não acredito que o estudo irá se confirmar. A mídia tradicional vem em forte decadência de receitas e o principal, os veículos tradicionais estão fazendo a transição para o digital. Um bom exemplo disso é o Jornal Gazeta do Povo. 98% de sua atuação hoje se concentra no digital, mantém apenas uma edição semanal no estilo revista.
No Brasil, os podcasts são a grande sensação e o investimento na modalidade deve aumentar em 43%.