Vamos falar sobre treinamento em vendas? Então repare nessa conversa entre uma pessoa que está procurando um sapato novo e entra em uma loja:
– Olá, como posso te ajudar?
– Bom tarde, gostei deste sapato azul, mas continuo em dúvida.
– Pelo preço, está boa a promoção. Vamos aproveitar?
Resposta fria, não é? Um iceberg humano! Agora, e se a mesma pessoa entrar na loja ao lado e fizer a mesma pergunta?
– Boa tarde, gostei desse sapato azul, mas não sei se compro de vocês. Está mais caro que o da loja ao lado.
– Esse modelo, senhor, parece igual, mas é exclusivo da nossa rede. O solado é de borracha reciclável, ou seja, ajuda o meio ambiente ao retirar material que seria descartado.
– Interessante. Parece bom mesmo!
– E temos garantia de três meses, mas pela qualidade, duvido que você precise trocar. Pelo que vejo, o senhor gosta de caminhar para pesquisar preços e valores, então o nosso calçado é perfeito pela costura dinâmica. Eu mesmo uso aqui todos os dias um modelo assim, e olha que eu fico em pé quase o tempo todo.
Sentiu a diferença? Quem sabe se vender, consegue criar empatia, transmitir confiança e mostrar que entende o que está oferecendo.
Treinamento em vendas
Atendimento de excelência, é bem isso! Basicamente, cria conexões para gerenciar as relações comerciais e gerar empatia e confiança. Se você acha que marketing se resume apenas à publicidade, propaganda e endomarketing, o treinamento precisa entrar no seu radar.
Sim, o treinamento transforma qualquer negócio. Quando a comunicação humana é boa, isso se reflete nas organizações. É um diferencial competitivo no mercado profissional.
“O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem” – Peter Drucker
Treinamento Complementa Serviços de Comunicação Digital?
E como! Um exemplo? Sua empresa contrata a KAKOI Comunicação para criar uma Landing Page para vender seus produtos. A página começa a dar resultados, trazer leads interessados e prontos para comprar. Mas, quando entram em contato, a relação é fria:
- Não há uma conversa consultiva.
- Não há uma explanação sobre os benefícios.
- Não há essa interação para descobrir o que o comprador está querendo.
Sentiu a diferença? É o vendedor que só responde o que é perguntado e não fala sobre o negócio, sobre o produto maravilhoso que a pessoa está prestes a comprar e muito menos sobre as condições exclusivas que só têm ali.
Comunicação vai além das ferramentas. A boa comunicação, de verdade, é uma habilidade bem vista e causa empatia. Quem conseguir se comunicar diretamente, o chamado “vender o peixe”, vai despertar o interesse de quem está procurando informações sobre uma compra.
Se o chefe pede para seu colaborador explicar para um cliente como funciona o motor de um carro projetado em sua fábrica e esse responde apenas que é um motor ótimo, isso esfria qualquer conversa.
“A única coisa pior do que treinar seus funcionários e eles partirem é não treiná-los e eles ficarem.” – Henry Ford
Conexão com o Trabalho de Comunicação
Voltando a falar de ações de marketing que a KAKOI Comunicação pode criar, como propagandas, redes sociais, e-commerce e anúncios, e se os leads que chegam até o seu negócio não têm uma boa conversa com seus colaboradores?
A pessoa manda uma mensagem perguntando sobre os modelos de uma roupa nova e o seu vendedor responde apenas: “Branca, vai querer?”
Todo o trabalho e dinheiro de coleta de leads, de divulgar um serviço ou divulgar seu produto será descartado.
Prepare seus Colaboradores
Portanto, antes de começar a fazer qualquer tipo de ação de comunicação, prepare seus colaboradores. Treine muito bem o que eles precisam falar, faça eles se sentirem como se fossem consumidores. Pergunte aos seus colaboradores:
- O que vocês gostariam de ouvir se entrarem em uma loja?
- O que você faria se nenhum vendedor viesse falar com você em uma loja de eletrodomésticos?
- Como seria uma resposta adequada para você?
- Você responderia ao seu esposo ou sua mãe se ele fizesse essa mesma pergunta?
Treinamento de pessoal também é marketing empresarial.