Como foi o treinamento da sua equipe de vendas?

Treinamento aplicado ao negócio: vendendo o peixe usando a comunicação

Vamos falar sobre treinamento em vendas? Então repare nessa conversa entre uma pessoa que está procurando um sapato novo e entra em uma loja:

– Olá, como posso te ajudar?
– Bom tarde, gostei deste sapato azul, mas continuo em dúvida.
– Pelo preço, está boa a promoção. Vamos aproveitar?

Resposta fria, não é? Um iceberg humano! Agora, e se a mesma pessoa entrar na loja ao lado e fizer a mesma pergunta?

– Boa tarde, gostei desse sapato azul, mas não sei se compro de vocês. Está mais caro que o da loja ao lado.
– Esse modelo, senhor, parece igual, mas é exclusivo da nossa rede. O solado é de borracha reciclável, ou seja, ajuda o meio ambiente ao retirar material que seria descartado.
– Interessante. Parece bom mesmo!
– E temos garantia de três meses, mas pela qualidade, duvido que você precise trocar. Pelo que vejo, o senhor gosta de caminhar para pesquisar preços e valores, então o nosso calçado é perfeito pela costura dinâmica. Eu mesmo uso aqui todos os dias um modelo assim, e olha que eu fico em pé quase o tempo todo.

Sentiu a diferença? Quem sabe se vender, consegue criar empatia, transmitir confiança e mostrar que entende o que está oferecendo.

Treinamento em vendas

Atendimento de excelência, é bem isso! Basicamente, cria conexões para gerenciar as relações comerciais e gerar empatia e confiança. Se você acha que marketing se resume apenas à publicidade, propaganda e endomarketing, o treinamento precisa entrar no seu radar.

Sim, o treinamento transforma qualquer negócio. Quando a comunicação humana é boa, isso se reflete nas organizações. É um diferencial competitivo no mercado profissional.


“O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem” – Peter Drucker

Treinamento Complementa Serviços de Comunicação Digital?

E como! Um exemplo? Sua empresa contrata a KAKOI Comunicação para criar uma Landing Page para vender seus produtos. A página começa a dar resultados, trazer leads interessados e prontos para comprar. Mas, quando entram em contato, a relação é fria:

  • Não há uma conversa consultiva.
  • Não há uma explanação sobre os benefícios.
  • Não há essa interação para descobrir o que o comprador está querendo.

Sentiu a diferença? É o vendedor que só responde o que é perguntado e não fala sobre o negócio, sobre o produto maravilhoso que a pessoa está prestes a comprar e muito menos sobre as condições exclusivas que só têm ali.

Comunicação vai além das ferramentas. A boa comunicação, de verdade, é uma habilidade bem vista e causa empatia. Quem conseguir se comunicar diretamente, o chamado “vender o peixe”, vai despertar o interesse de quem está procurando informações sobre uma compra.

Se o chefe pede para seu colaborador explicar para um cliente como funciona o motor de um carro projetado em sua fábrica e esse responde apenas que é um motor ótimo, isso esfria qualquer conversa.


“A única coisa pior do que treinar seus funcionários e eles partirem é não treiná-los e eles ficarem.” – Henry Ford

Conexão com o Trabalho de Comunicação

Voltando a falar de ações de marketing que a KAKOI Comunicação pode criar, como propagandas, redes sociais, e-commerce e anúncios, e se os leads que chegam até o seu negócio não têm uma boa conversa com seus colaboradores?

A pessoa manda uma mensagem perguntando sobre os modelos de uma roupa nova e o seu vendedor responde apenas: “Branca, vai querer?”

Todo o trabalho e dinheiro de coleta de leads, de divulgar um serviço ou divulgar seu produto será descartado.

Prepare seus Colaboradores

Portanto, antes de começar a fazer qualquer tipo de ação de comunicação, prepare seus colaboradores. Treine muito bem o que eles precisam falar, faça eles se sentirem como se fossem consumidores. Pergunte aos seus colaboradores:

  1. O que vocês gostariam de ouvir se entrarem em uma loja?
  2. O que você faria se nenhum vendedor viesse falar com você em uma loja de eletrodomésticos?
  3. Como seria uma resposta adequada para você?
  4. Você responderia ao seu esposo ou sua mãe se ele fizesse essa mesma pergunta?

Treinamento de pessoal também é marketing empresarial.

 

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Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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