Em julho as redes sociais brasileiras foram invadidas por um fenômeno de audiência, o “morango do amor”: uma iguaria composta por um morango, com cobertura de chocolate e aparência de “maça do amor”. Marcas, usuários, queriam embarcar na onda e aproveitar a tendência. Porém, especialistas chamam a atenção para possíveis problemas da trend.
Segundo Thiago Andrade, gestor de redes sociais da KAKOI Comunicação, aproveitar as trends é quase uma obrigação, mas é preciso ter cuidado com todo o ecossistema envolvido, principalmente a maneira com que a empresa se comunica:
“Primeiro é preciso respeitar a voz da marca da empresa. Se nunca fez piadas, aproveitou outras trends, não adianta entrar no morango do amor e depois voltar a falar como se nunca tivesse feito. É preciso respeito para com a audiência e com o planejamento estratégico previamente desenvolvido” afirma Andrade.
Outro ponto de atenção segundo o especialista, é com a expectativa criada. Quando uma trend está em seu ápice, o algoritmo das redes sociais apresentam o conteúdo para milhares de pessoas que não conhecem a marca ou a empresa, isso pode ser favorável ou uma armadilha:
“Imagine uma lanchonete, por exemplo, ela se comunica há tempo fazendo piadas e aproveitando a trend, mas não vende o morango do amor. A depender da qualidade do conteúdo, irá atingir milhares de pessoas que não conhecem a empresa e podem pensar que sim, ela vende o produto. Quando o usuário impactado pela publicação e pelo algoritmo entrar em contato e descobrir a negativa, o resultado será pior. Avaliações que vão derrubar a reputação da empresa, então, é preciso estratégia” enfatiza o gestor.
Segundo o ifood, maior plataforma de delivery do Brasil, Somente no mês de julho foram entregues mais de 524 mil unidades do doce, valor que representa uma alta de mais de 2.490% em relação ao mês anterior. Ou seja, a cada pedido são vendidas cerca de duas unidades da sobremesa.