Em recente estudo divulgado pelo IAB em parceria com a Kantar Ibope Media mostra que ao todo, R$ 30,2 bilhões foram investidos em publicidade digital no ano anterior, um aumento de 27% em relação a 2020. As cifras mostram o exponencial crescimento das mídias e dos investimentos cada vez mais necessários, principalmente com relação aos anúncios Google, Facebook, Instagram e Linkedin, representando um aumento de 30% no número de anunciantes digital.
Impulsionado pela pandemia e pelo número de pessoas que ficaram em suas casas e sentiram a necessidade de reformas, o setor de casa e decoração teve 83% mais anunciantes em relação a 2021. As categorias que mais investiram em publicidade digital foram serviços com 26% e comércio com 24%.
Como não poderia ser diferente, redes sociais abocanharam 54% do montante investido, sendo os vídeos o formato preferido para a grana recebendo 37% do bolo. O buscador queridinho da galera, Google, recebeu 30% de todo o investimento.
Em vídeo, os top 5 em investimentos, em valores absolutos, nesse formato, foram os setores de serviços (R$ 3,1 bi), comércio (R$ 1,2 bi), financeiro (R$ 866 mi), telecomunicações (R$ 790 mi) e eletrônicos e informática (R$ 555 mi) – juntos, estes setores representam 68% do investimento no formato.