Rebranding: bem mais que o redesenho da marca

Vamos falar sobre marcas. Se criar o branding de uma empresa é uma missão complexa, o redesenho – ou rebranding – tem uma carga de responsabilidade ainda maior. Mudar a marca ou o posicionamento é uma estratégia de marketing que envolve mudanças, sejam parciais ou totais, para melhorar o posicionamento, mostrar novos valores ou simplesmente para marcar uma mudança nos produtos/serviços oferecidos.

A KAKOI Comunicação vai explicar certinho tudo o que você precisa saber sobre rebranding! Vamos nessa?

O que é rebranding?
Do ponto de vista da imagem, o rebranding adapta o logotipo. Pode ser uma variação do nome, da marca ou até a alteração específica em qualquer elemento da tipografia, ou até mesmo no slogan, para mostrar que uma nova etapa está começando.

Do ponto de vista do comportamento da empresa, o branding tem outra percepção conhecida como Brand Positioning, que é o posicionamento da marca através da definição do conceito do negócio na mente do cliente.

Como um negócio diferencia seu produto ou sua empresa?
Mudando seu posicionamento e saindo do lugar-comum do “temos o melhor cachorro-quente da região” ou “ninguém vende por menos”, que é uma comunicação inútil para vendas porque de fato não há diferenciação alguma.

Basta parar para analisar: se todas as empresas falam as mesmas coisas, elas se igualam e se nivelam para baixo.

O rebranding, independente da razão, atualiza a imagem e o posicionamento seguindo tendências do mercado, orienta uma nova estratégia de negócios e serve como ponto de virada de crescimento da empresa. A nova versão da empresa pode ser fruto de mudanças de mercado ou da própria empresa.

O emblemático caso Nokia

Quer ver um exemplo de mudança de posicionamento de negócio e de logo? Basta ver a história da finlandesa Nokia, que transformava pasta de celulose em papel! Sim, a empresa que hoje “conecta pessoas” fazia papel no começo e ao longo de 100 anos foi migrando seus negócios – a borracha, exploração florestal, cabos elétricos, eletricidade e eletrônica – até chegar onde está hoje.

Bem, o logo original, criado em 1866, tinha um salmão do rio Nokianvirta, que ficava perto da empresa, e assim foi durante 100 anos quando, em 1965, o logo ficou mais transparente e minimalista. Quando veio a fusão com a Finnish Cable Works e a Finnish Rubber Works em 1966, a Nokia revelou seu logotipo ‘Arrows’, que era semelhante ao logotipo atual, mas apresentava letras diferentes. Foi somente em 1992, quando nasceu o famoso slogan “Conectando Pessoas” que a Nokia criou sua própria fonte chamada “Nokia Sans”.

Tudo isso em uma empresa centenária, que mudou seu negócio e precisou mostrar a evolução na sua imagem e no conceito que segue se atualizando até hoje. Se uma empresa com mais de 100 anos fez essa mudança, o que impede seu negócio de fazer este movimento?

Quais as tendências de rebranding?
Dentre os diversos motivos externos que motivam esta mudança, existe o foco na sustentabilidade. As empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade e buscando maneiras de tornar suas marcas mais verdes, para mostrar seu posicionamento. O branding pode refletir esta mudança no logo, na identidade visual e na comunicação em redes sociais.

Outra razão para a mudança é na personalização da experiência do consumidor. Com as redes sociais dominando o mercado, as empresas perceberam que a experiência do consumidor pode trazer uma boa imagem e até mesmo servir como diferencial competitivo.

O rebranding é uma oportunidade ímpar para melhorar a experiência do consumidor com a marca e engloba mudança na comunicação, pelo atendimento – a chamada jornada do cliente. Tudo passa pelo reposicionamento da marca.

Por que recriar o desenho da marca?
Saiba desde já que redesenhar uma marca não é uma tarefa fácil, mas quando acontece de maneira fluída ajuda na melhora da identidade e contribui com atração de clientes. Porém, isso não significa que você possa redesenhar a identidade da sua marca sempre que quiser, mas que é preciso encontrar o momento perfeito para fazê-lo.

A agência precisa definir os objetivos do rebranding antes mesmo de começar a trabalhar no conceito visual com estudos profundos, pesquisa de mercado e de tipografia. Mais que modernizar a imagem, a nova identidade visual precisa entender o que os consumidores pensam sobre a marca atual e o que eles esperam do novo logotipo que está a caminho.

Envolvimento da empresa no desenvolvimento
Tudo bem, a agência vai criar tudo, mas sempre precisa do crivo da empresa, dos chamados stakeholders. Vamos combinar que rebranding é um processo que só funciona quando todas as informações (objetivos, vamos lá) estão bem claras.

Também é preciso ter em mente uma série de custos agregados com essa mudança:

  • papelaria
  • frota
  • uniformes
  • crachás
  • recepção
  • redes sociais
  • sites

Mas como saber quando é a hora de redesenhar a identidade? É relativo, mas quando a empresa se sente pronta para dar um passo para frente e superar a concorrência é um bom momento, tudo depende do que se deseja alcançar.

Negócios que não estão totalmente satisfeitos com a identidade da sua própria marca, mesmo que seja uma marca antiga e histórica, pode ser um indicativo que o momento de alterá-la completamente, chegou.

Basta responder algumas perguntinhas básicas…
– Será que a sua empresa vai fazer a mudança só porque a sua concorrência faz ou realmente chegou o momento?

– A mudança vai resolver suas necessidades atuais?
– Será que o rebranding será capaz de antecipar problemas ou tendências?
– Estamos diante de uma despesa ou de um investimento?
– Será que o seu negócio não vende mais, ou seja, não tem tantas conversões quando gostaria de ter, justamente pela identidade corporativa atual? Ela é a culpada?

Saiu pelo menos uma resposta “SIM” para algumas destas perguntas? Então é o momento de mudar!

Se tivéssemos que fazer um memorex de tudo, chegamos à conclusão que:

01 – O rebranding atualiza a imagem da marca para que o logo, possivelmente desatualizado, espelhe os valores da empresa.
02 – O rebranding muda a estratégia. Nos negócios, quando a empresa muda de foco ou público-alvo, a identidade visual precisa atender ao novo chamado.
03 – O rebranding vai impulsionar a empresa criando um crescimento mais saudável. Lembre-se que o novo logo, por exemplo, diferencia uma empresa da concorrência e atrai mais consumidores, sem forçar a barra.
04 – O rebranding vai mostrar um direcionamento novo. Isso é, como a empresa está se comportando com as mudanças de mercado?

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.