O Google desperta amores com a mesma intensidade que causa preocupações, e isso ficou evidente com o Google Meu Negócio, ou Google My Business, que vai mandar para as trevas mais de 21 milhões de sites em março. O que tem de gente com os cabelos em pé não está no gibi, e é sobre isso que vamos falar hoje.
A KAKOI Comunicação já avisou sobre esse assunto, mas agora estamos no meio deste mini apocalipse! Vamos ao que interessa antes que seja tarde demais!
O que é exatamente o GMN?
Até hoje, simplesmente a ferramenta mais interessante e poderosa para qualquer negócio que deseja ter viabilidade no Google, principalmente nas pesquisas.
As empresas descobriram que esse é um bom caminho para disponibilizar todas as informações que seus clientes precisam saber, desde a localização e horário de funcionamento, passando por fotos, avaliações e muito mais! Para engajamento, então, o GMN permite interações com as avaliações e demais mensagens e – o melhor de tudo – com dados estatísticos sobre visualizações e taxa de cliques. Para criar um ambiente completo, o Google disponibilizou uma ferramenta que permitia a criação de sites grátis dentro da conta do GMN, aí começou o problema.
O que vai acontecer?
Lembra quando falamos sobre o Google despertar preocupações? É isso então: essa decisão vai afetar todos que estão acostumados com a plataforma para criar sites gratuitos.
Se esse é seu caso, será que sua empresa vai ficar sem página agora? Sim! Mas tem como manter a sua presença online!
Fato é que os sites criados com o perfil comercial pelo GMN aparecem na caixa de informações quando qualquer pessoa clica no nome do seu negócio no Google ou diretamente no Google Maps. Essa opção de acrescentar um site diretamente ao seu perfil ou fazer uma versão “grátis” deixa de existir, pois o Google quer dar mais destaque aos perfis das empresas que tenham ares beeeeem mais profissionais.
E olha que essa decisão vem em um momento em que as buscas locais no Google cresceram 500% nos últimos anos, com 78% das buscas acontecendo – adivinhem – pelo Google Meu Negócio, como ficou claro na pesquisa do site Nic.br.
Qual a data limite?
Na verdade, já está acontecendo, no momento em que esse texto está sendo publicado: março de 2024. Depois, meu amigo e minha amiga, os sites serão redirecionados para o perfil da empresa no Google, mas até o dia 10 de junho de 2024, ou seja, tem um chorinho para se preparar para adaptações.
Então mãos à obra: fale com a KAKOI Comunicação para criar um site robusto, com todas as boas práticas e facilidades do universo. Se vai criar, que seja com o melhor!
Caso contrário, a única mensagem que as pessoas encontrarão sobre o seu negócio será a temida “404 – página não encontrada” e isso ninguém quer, não é verdade?.
E vai dar certo?
Pessoal, calma lá! Estamos falando de criar um site profissional, com design responsivo que anda mais é do que a capacidade de um layout se adaptar a diversos tipos de telas, como celulares e tablets.
Se vai criar um site para não perder relevância, que seja responsivo juntamente para converter melhor as vendas. Sim, isso mesmo! A Salesforce já falou que 62% dos consumidores abandonam páginas que não entregam o que prometem.
Mas o melhor de tudo é que uma única versão do seu site já basta, sem a necessidade de criar vários layouts ou ajustar imagens para a largura da tela do dispositivo.