Quando se trata de Facebook, dois fatos precisam ser citados: a nova geração parece não ter amor pela ferramenta e os mais antigos ainda permanecem fiéis. Seria essa, portanto, a famosa “morte” do Facebook que muitos propagam aos quatro ventos? Não é bem assim.
A pesquisa Digital 2024/We Are Social no Brasil sobre o uso de Internet do início deste ano mostrou que o Brasil testemunhou um salto significativo no número de usuários de internet, atingindo a marca impressionante de 187,9 milhões de pessoas conectadas, ou 86,6% da população total.
Deste volume,144 milhões usavam alguma rede social com o Facebook, fazendo parte da vida de 111 milhões de brasileiros. O alcance dos anúncios da ferramenta corresponde a 59,2% desta base, o que justifica a importância de estar presente na rede da Meta.
Ediney Giordani, Estrategista de Marketing Digital da KAKOI Comunicação, aponta mais um detalhe da pesquisa: existem mais de 210 milhões smartphones conectados no país e mantém o Brasil como um dos principais players em conectividade na América Latina via mobile:
“Ou seja, todo mundo está acessando o Facebook em qualquer lugar. Para empresas, estar nessa rede social traz oportunidades que não podem ser consideradas ultrapassadas. Mesmo com TikTok e Instagram levando grande parte do público mais jovem, o Facebook mantém uma legião fiel, com tráfego intenso” explica Giordani.
Grupos se destacam
Recortando apenas os dados do Facebook no Brasil, o especialista lembra que muitos usuários seguem curtindo fotos de amigos, mas existem grupos de interesse que podem servir como vitrine permanente no Facebook.
“Esses grupos são perfeitos para compartilhar informações, imagens e vídeos para estimular a interação do internauta e aproximar a audiência da sua marca. O volume de negócios é grande o suficiente para justificar a presença de qualquer empresa”.
Exemplos de grupos que funcionam muito bem
Em Curitiba, por exemplo, existem grupos que deram muito certo. Um dos mais populares é o grupo Alice com incríveis 45 mil membros e diversas publicações diárias para divulgação de produtos e serviços. Há outros grupos mais nichados, como o Compra/troca/venda de LPs, que também tem 45 mil membros entre colecionadores e lojistas de discos de vinil negociando o tempo todo.
“Esses grupos são formados por pessoas que se juntam por afinidade, em torno de alguma causa, artista, partido político, produto, serviço e outros assuntos. As empresas que usam esses grupos conseguem estar presentes na timeline de quem pode se tornar um comprador em potencial, basta encontrar o grupo certo e saber como fazer as publicações” completa Giordani.