10 dicas de ouro para as redes sociais

Algumas boas práticas de Redes Sociais podem de fato garantir o seu sucesso profissional e também pessoal. Mas não se engane: ao mesmo tempo que o seu perfil pode alavancar a sua carreira, o que você faz neste universo pode se tornar uma armadilha cruel e derrubar qualquer chance de se dar bem.

Isso também vale para o perfil de um funcionário que indiretamente representa uma empresa, pense em um vendedor, por exemplo, sim, ele pode ter um perfil pessoal, mas sempre estará vinculado à empresa, e, acredite, você pode perder negócios por conta de postagens em redes sociais.

“Não há como frear a evolução das redes sociais. A cada dia, mais e mais pessoas entram nelas, seja Facebook, Instagram ou Linkedin, dependendo do perfil de cada pessoa. Isso significa que cada um precisa demandar mais cuidados com cada rede. Claro, nem sempre um profissional sabe exatamente o que fazer, mas a ideia é estruturar bem as suas redes e cuidar das postagens.” explica Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação.

Confira algumas dicas de Ediney Giordani para se destacar nas redes sociais e fazer um bom gerenciamento das suas redes sociais e arrasar nos negócios.

1 – Foto de perfil

Cuidado. Seja foto do Facebook, do Whats, ou de qualquer outra rede ela literalmente te representa. Escolha uma imagem que demonstre a sua seriedade profissional, esqueça fotos de praia ou um pouco mais ousadas, eles não representam o profissional que você é.

2 – Sem convites

Mesmo os parentes e amigos mais chegados não gostam de um modo geral de convites inesperados para jogos web ou ainda para eventos, além disso, as pessoas irão ver na sua timeline que você tem interesse no evento, se for recíproco eles mesmo irão até a página.

3 – Não exponha as pessoas ou se exponha

Sabe aquela foto despretensiosa que o colega não está preparado para tal ou ainda para em um situação vexatória devem ser evitadas, isso vale para Redes e Grupos do Whats.

4 – Não faça spam no WhatsApp

O WhatsApp deve ser usado para comunicação, não para repassar correntes ou grupos ou ainda pedidos que nada tem relação com o trabalho.

5 – Áudios longos? Só atendendo pedidos

Antes de enviar um longo áudio certifique-se que as pessoas querem receber áudios, gostam de receber áudios ou se preferem um e-mail ou mensagem, tal prática demonstra respeito por seu interlocutor que muitas vezes pode nem sequer ouvir um áudio com mensagens importantes.

6 – Fake news? Fuja!

Compartilhar links falsos, cuja credibilidade são questionáveis é um tiro no pé do profissional, se este não tem cuidado em que pesquisar o que posta, o que mais ele deixa de lado? Só compartilhe links dos quais tem certeza e de fonte fidedigna.

7 – Post Políticos? Ideológicos? Nunca!

Há um velho ditado que diz que política, futebol e religião não se discute, e não se discutem mesmo. Não perca a oportunidade de nada dizer, use com sabedoria a sua opinião e evite discursos políticos prontos. Eles não acrescentam nada e ainda podem causar grande antipatia com seu interlocutor, que pode ser um bom contato profissional.

8 – Separe o Profissional do Pessoal

Saiba como manter uma relação saudável. Use o LinkedIn, por exemplo, para relações profissionais enquanto o Facebook para o pessoal, enfim, é importante saber quando usar um ou outro e lembre-se: os filtros de privacidade vão te ajudar neste quesito.

9 – Pense em sua marca

Cada um parece com aquilo que posta. Então pense em como você vai ficar marcado, como as pessoas vão lembrar de você, que imagem você quer passar? Assim você será conhecido nas redes.

10 – Empatia, Simpatia, sempre

Nada melhor do que a boa e velha simpatia para manter as suas redes sempre em alta. Isso faz toda a diferença, as pessoas gostam de conversar com quem tem alto astral. Acredite, vai te ajudar a fechar novos negócios, manter clientes fiéis e ter uma rede social vencedora.

Bônus: Cuidado com a crítica maldosa

Uma atitude que vem ganhando adeptos entre as figuras públicas é a vinculação do funcionário com a empresa: Veja este exemplo, o torcedor usando seu rede social “particular” critica de maneira pouco elegante o comentarista da ESPN, este como resposta pergunta se a empresa compactua com os comentários de seu funcionário. Foi a empresa que comentou? Não. Mas ela foi exposta porque o funcionário ao vincular a empresa em seu perfil particular torna-se parte dele. Então, atenção: vale a pena repassar com frequência o código da empresa com relação a esta questão. Crie um documento sobre isso e reforce treinamento, crie um código de ética, e se for o caso, peça para a pessoa se desvincular da empresa.

 

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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