A grande pergunta é se o conteúdo de inteligência artificial é detectável. Mesmo sendo uma realidade ainda fresca, há especialistas cravando que não há como o Google saber se o conteúdo foi gerado usando esta tecnologia. John Mueller, um dos principais analistas do Google, declarou em abril de 2022 que o conteúdo gerado por inteligência artificial viola as diretrizes do Google.
Para Mueller, as pessoas têm gerado conteúdo automaticamente de várias maneiras diferentes e quando se utilizam ferramentas de aprendizado de máquina para gerar seu conteúdo, basicamente é o mesmo que embaralhar palavras, procurando sinônimos ou criando outros truques. Portanto, o conteúdo pode ser considerado spam.
O CdO da KAKOI Comunicação, Ediney Giordani, lembra que o Google precisou atualizar a seção de conteúdo “gerado automaticamente” de sua página de desenvolvedor sobre o assunto em novembro de 2022, apenas um mês após a página ser criada: Conteúdo com spam gerado automaticamente é o conteúdo gerado programaticamente sem produzir nada original ou agregar valor suficiente.
“Fica claro que para o Google, o simples fato de ser um conteúdo gerado automaticamente não o torna spam, mas a falta de todos os valores agregados e qualidades gerais que tornam esse conteúdo problemático” completa Ediney.
Como usar ChatGPT para melhorar SEO?
Para o especialista, a melhor forma de usar ferramentas de inteligência artificial é dimensionar o SEO de uma maneira que ajude quem está criando o conteúdo a ser mais produtivo e quebrar barreiras criativas:
“Isso geralmente consiste em deixar a tecnologia fazer o trabalho de pesquisa e análise de palavras. Usar o ChatGPT para gerar um esboço ou resumo de conteúdo pode ser um uso interessante, porém a publicação deste material como está não é o uso mais eficaz. É preciso muita revisão para analisar a qualidade, a precisão, a atualidade e, principalmente, se o texto realmente será útil” completa.