Usar as redes sociais requer muita disciplina, não é algo que você pode deixar de lado e postar quando “der vontade” ou ainda “quando tiver alguma novidade” não. É preciso manter uma agenda de posts, ter em mente que o tempo da audiência é dela e você não pode mexer com isso, assim, é necessário entregar um conteúdo relevante, atrativo, verdadeiro e não somente vender.
Pense assim:
As redes sociais são como um grande calçadão, a diferença é que neste calçadão só estão as pessoas e marcas que as pessoas querem que estejam ali, você precisa chamar a atenção para o seu produto, mas como?
O que você acha que tem maior probabilidade de fazer o público parar a mulher que grita:
– Loteria, corre hoje! Mega acumulada!
Ou será que as pessoas irão parar naquele grupinho que faz mágica, toca música, pinta quadros, faz brincadeiras, etc?
Claro que na segunda opção.
Aí você pode argumentar:
– Mas aí eu não vendo.
Engana-se! Quando você engaja a audiência, quando cria um vínculo que faz todos ligarem você a solução da dor, você venderá.
Mais um exemplo:
As redes da loja Leroy Merlin (dá uma olhadinha lá) 80% do conteúdo deles é ensinando, de graça, sem vender nada. Por quê? Será que eles não sabem administrar bem as redes sociais? Evidentemente não é isso, a resposta é simples.
Ao ensinar as pessoas a trocarem uma torneira, um chuveiro ou ainda colocar papel de parede, a marca se torna parceira e não apenas uma vendedora. Quando chegar o momento, todos vão esquecer potenciais filas, ou ainda a distância até a loja, irão até a Leroy e comprarão. Isso é engajamento, este é a questão central das redes sociais.
Então, é necessário tempo e dedicação para abastecer suas redes, se não conseguir dispor disso é melhor contar com o trabalho de uma agência de comunicação.
Este texto originalmente faz parte do ebook – Use as Redes Sociais para bombar a sua empresa na internet – MANUAL PRÁTICO. Para pedir o seu clique aqui.