Olha só o que aconteceu esses dias aqui na KAKOI. Fomos convidados para um evento de fim de ano de um cliente e, como bons fornecedores de serviços e boas praças que somos, lá estivemos.
Estavam presentes representantes de diversas empresas que também são prestadoras de serviço do nosso cliente, incluindo contabilidade, agência de viagens, advocacia e por aí segue. Todas estavam com sua marca estampada no mural na entrada, com seus logos – incluindo a nossa digníssima KAKOI.
Após o evento, fomos criar conteúdo sobre essa noite e precisávamos nomear as outras empresas presentes. Para nomear de forma correta quem estava presente, pensamos o seguinte:
- Olha só, temos essa foto do mural com os logos e marcas. Basta usar o Google Lens para descobrir seus nomes oficiais e criar o conteúdo.
Genial, não é?
Para quem não sabe, o Google Lens é um recurso do (adivinha só) Google que lê uma imagem e descobre o que é. Funcionou para todas as marcas que estavam na foto que tiramos? Não, infelizmente não deu certo.
Qual o motivo?
- Tinha marcas genéricas;
- Tinha marcas que claramente não eram originais;
- Tinha logos que imitavam outro, sem cerimônia alguma.
É aí que entra o poder de ter uma marca única, épica, facilmente reconhecível e que seja “lida” pelos maiores buscadores do planeta!
Mas o que isso significa?
Olha só, criar logo não é apenas escolher uma fonte, uma cor e um emoji/imagem no centro.
NANANINANÃO!
Esta é a representação visual da sua marca, do seu negócio, do que você quer vender e do seu posicionamento.
É isso que você está pensando: logo precisa ser elaborado. Logo ruim, copiado, plagiado ou genérico demais vai prejudicar (pra não dizer outra coisa) a sua imagem. Você nem imagina como.
No Google, por exemplo, nem conseguimos encontrar algumas empresas do evento. Isso já basta para afirmar que precisa ser retrabalhado – ou descartado totalmente.
Se você quer passar uma ideia de empresa desleixada, amadora ou que não está nem aí para o cliente, pode seguir assim. O ideal é que seus clientes tenham confiança no seu negócio, e isso é o básico. Se você não cuida da própria empresa, vai cuidar da dele.
A boa notícia é que ter um logo profissional, funcional e que atraia novos negócios não é algo de outro mundo – desde que você faça com a KAKOI Comunicação, claro.
Aqui tem gente que entende do riscado, não apenas de estética, mas com total conhecimento das melhores práticas de design, tendências e, é claro, alinhado com o que você quer transmitir.
O que o seu logo vai precisar ter no DNA?
- A essência do que sua empresa representa, nas emoções que você quer que seus clientes sintam;
- Ser memorável e versátil;
- Ter manual da marca para diversas aplicações e paleta de cores adequada, com significados específicos alinhados com seu público-alvo e a mensagem do negócio.
Nem pense em economizar na identidade visual: marca bem projetada traz retorno, pode apostar.
Agora, vamos deixar uma pulguinha na sua orelha: sua logo é ruim e você não liga? Quantas pessoas pesquisaram sua imagem no Google, não encontraram e foram para o seu concorrente? É isso mesmo.
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