Imagine que em seu feed comece a aparecer anúncios de hambúrgueres com valores distintos. Um deles custa R$ 80, outro R$ 35 e um terceiro é vendido por R$12 e cada anúncio está bem detalhado:
– O hambúrguer que cobra mais caro foi criado por um chef de um restaurante tradicional, com 300 gramas de carne importada, molhos artesanais exclusivos, acompanha cerveja artesanal e batatas rústicas com creme especial.
– O segundo sanduíche é um pouco menor, tem 180 gramas, vem com refrigerante, batata-frita e molho chimichurri.
– A última opção é uma carne de segunda, com muita salada entre o pão e a carne e, no máximo, vem com um potinho de maionese de alho.
Todos são hambúrgueres, mas com ingredientes e apresentações diferentes, e será que o modo de vendê-los também muda?
Para Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação, a diferença entre produtos do mesmo segmento não deve se basear pelo preço, mas sim pelo diferencial e o público-alvo: “A comunicação que vende mais é a que entrega a experiência que o público-alvo busca. Um hambúrguer mais barato pode ser exatamente o que um determinado grupo de pessoas busca, mas também desperta a sensação de baixa qualidade para outros consumidores. Somente mostrar o mais barato como estratégia de vende não funciona. É preciso um posicionamento de marca coerente com o público a se atingir”.
Como se vender na internet?
Brand Positioning é o posicionamento que diferencia seu produto ou sua empresa na mente de clientes em potencial, ou seja, a comunicação precisa encontrar as razões para alguém comprar um determinado produto.
Tentar ganhar apenas pelo preço não prospera nenhum negócio, assim como apostar em frases de efeito sem validade alguma. Tentar se vender com frases genéricas como “o melhor, o mais preparado” não funciona, pois não há um validador, todos podem usar essas afirmações:
“O diferencial, que pode ser os ingredientes usados no hambúrguer, por exemplo, o tipo de massa, ou até mesmo quem fez o preparo, se perde completamente. Se todos falam as mesmas coisas, não há diferenciação e essa equidade nivela o mercado para baixo” finaliza Ediney.