Pesquisa sobre TikTok traz surpresa sobre o público e muda o jogo

O TikTok se consolidou como uma força inacreditável nas redes sociais, especialmente no Brasil, claro, com a nossa gente e a nossa mistura, vem a criatividade e com ela terreno fértil para crescimento em diversos canais e diferentes públicos. O relatório “TikTok no Brasil 2024”, elaborado pelo Opinion Box, surpreendeu a “geral” dos marketeiros tupiniquins mostrando os comportamentos, preferências e tendências que cercam essa plataforma. Com mais de 1.008 usuários entrevistados, este documento revela dados sensíveis para marcas, criadores de conteúdo e curiosos digitais.

Perfil dos Usuários: Ok, essa me pegou. Até ano passado os dados eram totalmente diferentes. Como diria Homer Simpson, senão vejamos:

A pesquisa destaca que usuários dos 30 aos 49 anos (45%), (isso mesmo, você não leu errado) seguido por jovens adultos de 18 a 29 anos (30%). Surpreendentemente, 25% dos entrevistados têm 50 anos ou mais, desafiando o estereótipo geral, o comum, a boca pequena, o disse que me disse, a fofoca, de que o TikTok é um reduto exclusivo da geração Z.

O que não mudou é classe social da galera: classes CDE (70%).

Engajamento Diário: O relatório mostra um engajamento gigantauro, com 70% dos usuários acessando o aplicativo diariamente e olha só: 40% dos entrevistados aderiram ao TikTok no último ano. Este dado sinaliza uma crescente adesão e um potencial enorme para marcas e criadores.

Conteúdo:  Humor, música e saúde/fitness dominam as preferências de conteúdo aqui, não temos novidades. Mas, é importante sempre lembrar do público-alvo. Já mostramos que uma parcela significativa de cada faixa etária está no TikTok, é preciso mostrar para eles também um conteúdo cativante e diversificado.

O poder magnífico Power Rangers da influência no TT

33% dos usuários já realizaram compras influenciadas pelo que viram no TikTok, ou seja, vende!
34% dos entrevistados se sintam atraídos por anúncios relevantes.
34% tem irritação com conteúdos publicitários não alinhados aos seus interesses. Isso mostra a importância de uma segmentação precisa e conteúdo de anúncio de fato alinhado com o público-alvo.
38% dos usuários dizem que compraram produtos baseados em recomendações no TikTok.
36% evitaram certos produtos devido a críticas na plataforma, evidenciando o impacto significativo dos influenciadores nas decisões de compra.

E agora Mister M?

Para marcas e profissionais de marketing, o relatório mostra a necessidade de adaptação às novas realidades digitais, e rápido. Estar ou não no TikTok não é mais uma opção, mas uma necessidade para quem busca conectar-se com um público amplo e diversificado.

Seja através da criação de conteúdo original que encontre os interesses do público-alvo, seja otimizando campanhas publicitárias para garantir relevância e interesse, o TikTok demonstra ser um campo fértil para inovação e conexão.

Então, pequeno Padawan, o negócio é arregaçar as mangas, tirar o preconceito da mente e começar a gerar vídeos cativantes. Não tem saída, não tem choro e nem vela, só trabalho mesmo!

Dados fornecidos pelo “Relatório TikTok no Brasil 2024” do Opinion Box,

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.

Verificando...