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Com a pandemia e todas as dificuldades que as lojas físicas sofreram por razões de lockdown, fechamentos repentinos, estar na internet com um bom e-commerce deixou de ser opção, agora é questão de sobrevivência: é vender online ou fechar as portas. A simplicidade infelizmente se resumiu em dois lados bastante distintos.
Muito mais que apenas questão de montar uma loja online e colocar os produtos à venda, é preciso acompanhamento, bons “sets” com relação à logística, entrega, estoque, servidor, etc.
Keslen de Andrade Deléo, CEO e fundadora da parceira KAKOI, Farol do Ecommerce nos dá algumas dicas de como conquistar um e-commerce de sucesso:
Planejar e pensar no cliente e nos objetivos do negócio são aspectos chave para que o e-commerce da marca cresça e evolua de maneira permanente, os comerciantes em geral estão com a corda no pescoço, precisam faturar e rapidamente, por isso, é preciso ser assertivo.
Step by Step do E-commerce de Sucesso
1) Planejar: como primeiro passo, é fundamental ter um plano, entender o que se vende, onde se quer chegar e como fazer para atingir tais objetivos. Também é importante definir os produtos, preços e determinar quais vão ser as estratégias de venda e divulgação.
2) Criar uma estratégia de marketing e de atendimento ao cliente: definido o planejamento, o segundo estágio consiste em identificar onde promover os produtos e quanto investir neles. Quando se fala em marketing, não se pode limitar a pensar somente nas vendas, mas sobretudo, é indispensável investir em recursos humanos que possam atender aos clientes quando tenham dúvidas ou consultas.
3) Aproveitar as datas especiais: o e-commerce e o varejo em geral movem-se, principalmente, em datas especiais. Deve-se contemplar estes momentos nos calendários de vendas, estar sintonizado no “modo data especial”. É importante customizar a loja, planejar promoções e descontos para estas datas e envios gratuitos, inclusive trabalhar em aspectos visuais.
4) Medir e melhorar: se planejar é a palavra-chave, medir e melhorar é outra parte crucial de uma estratégia de sucesso. Contar com uma ferramenta de analytics permite medir o planejado e quantificar para melhorar, de maneira contínua, as ações.
5) Entender o seu diferencial e apostar nele: já parou para pensar quantas lojas vendem camisetas pretas na internet? Milhares né? Então, por que alguém deve comprar de você e não de outra loja? Ao responder essa pergunta com “não sei”, pare agora mesmo e repense o seu negócio. Se a resposta for apenas preço, idem. Agora, se você tem uma gama de diferenciais eles devem estar expostos de modo que o consumidor se identifique com aquilo e se sinta atraído em fazer parte da comunidade das pessoas que querem a Sua camiseta preta e não a do seu concorrente.
6) Honestidade com relação aos Processos: Já falamos que “setar” de maneira correta o seu e-commerce é essencial, isso trará até você credibilidade, por exemplo, se na entrega de um produto você disser que o produto chega em 10 dias, ele tem que chegar nessa data ou de preferência, antes. Jamais tente enganar o consumidor com informações erradas, o nosso próximo item bônus te conta o motivo.
BONUS- 7) – Faça Prova Social – Nada vende melhor do que o boca a boca, com certeza você já ouviu essa frase, e ela é verdade. Com a internet é muito mais verdade. Então, peça e exponha os comentários a respeito dos produtos que você vende. Coloque comentários, vídeos, incentive a marcação em redes sociais e não tenha medo de críticas. Elas são a chance de melhorar os processos e oferecer um feedback sincero aos clientes.
Serviço
A Farol do E-commerce foi criada para todo tipo de empresa que precisa migrar ou criar do zero um ecommerce. A plataforma tem vários planos com diferentes níveis de atendimento. Clique aqui e conheça todos eles.