Vacina contra COVID ainda não tem, mas contra Fake News está aqui!

Ouça este conteúdo!
[player id=6417]
Enquanto a população inteira espera uma vacina contra a COVID-19, outra pandemia silenciosa está afetando nossas vidas há tempos e se chama: Fake News. A diferença é que, ao contrário do coronavírus, aqui tem como se proteger de maneira segura. Todos sabem que nem tudo que está nas redes socais é verdade.

A “pandemia” de notícias falsas é tão impactante e nociva que até mesmo o Senado aprovou o texto-base do Projeto de Lei 2630/20 – que está em debate na Câmara de Deputados – para o combate às notícias falsas em redes sociais e nos serviços de mensagens.

Enquanto não chega a “vacina” oficial, o jornalista e assessor de imprensa da KAKOI Comunicação, Aroldo Glomb, preparou uma “vacina” eficiente contra Fake News:

“Notícias falsas sempre estiveram presentes, mas a diferença é que antes não havia redes sociais para propagação em massa. E inclua neste pacote, textos e frases tiradas de contexto, fatos antigos manipulados, vídeos falsos,  montagens de fotos, áudios supostamente gravados de aplicativos e por aí vai. Em época de eleições, o perigo aumenta com políticos e apoiadores divulgando o que for para destruir. As consequências são perigosas, afetam a cidadania e destroem pessoas e empresas”.

 

Saiba como estar “vacinado” contra Fake News e esteja imune nas redes sociais

Pare e respire antes de compartilhar
A ansiedade é o gatilho principal. Quando a pessoa lê algo que seja emotivo, que mexe com o seu lado emotivo, as chances de disparar tal notícia sem verificar é enorme. Verifique se a notícia é realmente verídica em sites verificadores, como o E-farsas, por exemplo.

Busque os números factuais para não espalhar notícias falsas e fique de olho em situações absurdas: “Se quiser divulgar algo sobre a COVID-19, cheque o site da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou do Ministério da Saúde. E basta usar simples lógica”.

Portanto respire antes de compartilhar que a terra é plana ou que determinado candidato desviou o dinheiro da merenda da sua cidade. Não compartilhe nada por impulso.

 

Não custa checar
Se uma  notícia parece sensacionalista ou fora da realidade e estiver creditada aos grandes veículos, pense que portais como Grupo Estado e Folha vão rotular se o artigo é uma opinião do escritor, dando os devidos créditos para um especialista quando há um determinado fato. Portanto, é apenas opinativo, e não informativo;

“Agora, caso determinado conteúdo tiver origem em um site que você nunca ouviu falar, geralmente nomes esdrúxulos como Patriotas Engajados, Brasil 876 e Vermelhos Agora, veja qual é a intenção desse site. Se eles tem um “sobre nós” ou algo assim. Desconfie de blogs com nomes carregados em viés ideológicos”.

Imagem é tudo
As logos e as imagens dizem muito sobre o site. Tem gente que tenta criar páginas falsas com logos famosas só para confundir ou, então, usar o mesmo layout de um portal famoso:

“Aí fica fácil descobrir a falcatrua. Por exemplo, se você desconfiar de uma suposta página da CNN Brasil ou do portal Terra com origem duvidosa, basta entrar página oficial e ver se a informação está lá.  Se estiver complicado achar, use o Google. Se for falso, você vai descobrir.”

Outros artigos ou notícias
Se uma notícia for real, ela, com certeza, já foi repercutida em vários portais. Simples assim. É impossível que somente um portal com um nome bizarro, como Sexta Plural, tenha a informação, e nunca acredite em títulos como “Compartilhe Antes que Tirem do Ar”, ou ainda, “Veja aquilo que a Globo não quer que você veja”:

“Uma notícia vai ter diversos pontos de vista em vários locais. Se não tiver, é falso, Nem compartilhe. E vale ficar de olho nas postagens de seus amigos nas redes sociais. Se achar algo errado, avise essa pessoa que aquilo está errado. A melhor maneira de fazer isso é no privado, mas se ela insistir em seguir compartilhando notícias falsas, coloque um link mostrando que a notícia é falsa nos comentários” completa Glomb.

 

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.